Câncer tem cura. Previna-se

Hora da virada: alegria pros humanos, sofrimento pros animais

Ano Novo sinônimo de alegria para as pessoas, mas também de tortura e sofrimento para muitos cães e gatos com medo dos fogos de artifício e rojões. Basta lembrar que eles têm uma capacidade auditiva quatro vezes maior que a nossa, para imaginar como deve ser o estouro de um rojão para eles. "Os animais tem a audiçao muito mais apurada que os humanos por isso o som de rojões é tão assustador para eles. O estresse provocado por esse som pode levar a aumento de cortisol que é o hormonio do estresse e levar a uma parada cardíaca, ao impulso de fuga e auto mutilaçao" explica a médica veterinária Patrícia Ribeiro de Oliveira. 

A médica veterinária Nannashara Sad também alerta que muito e estresse pode causar dor e sofrimento aos bixinhos de estimação. "Se os cãezinhos forem epilépticos o estouro dos fogos e rojões podem causar ataques. É também muito importante que as medicações deles estejam em dia".

Outra medida simples é colocar um pedacinho de algodão nos ouvidos do cão ou do gato, pois isso ameniza a dor na hora dos fogos.

Dar calmantes não é recomendado sem orientação do veterinário. "Como médica veterinária não aconselho o uso de medicamentos sem recomendaçao. A acepromazina que é um tranquilizante, é comumente vendido em petshops sem receita" alerta Patrícia. 

"Acomode os animais em locais fechados e com isolamento de som e se possível fique no local com o animal afim de dar tranquilidade ao bixinho" informa Nannashara.

Patrícia informa que os cães de porte maior tendem a ser mais sensíveis ao estouro dos fogos. "Caso eles fiquem em quintal aconselha-se a deixar um cômodo aberto para que eles possam se refugiar. Alguns fitoterápicos como a chamomilina 5CH podem ser usados sem efeitos colaterais, não vai sedar o animal nem tranquilizar, apenas vai dar uma sensação de relaxamento nele" explica.

E se morar em apartamento verifique se as telas de proteção estão firmes, assim evitam rompimento caso o animalzinho tente sair.

Após o estresse do barulho é muito importante ter água e comida no local, pois os bixinhos vão procurar beber para se refrescar.

Com essas medidas poderemos aproveitar a virada de ano e também cuidar dos nossos amigos de quatro patas.

Tecnologia do Blogger.