Câncer tem cura. Previna-se

Longevidade saudável e qualidade de vida

Alimentação, exercícios físicos e descanso adequados ajudam a viver mais e melhor

Os maiores culpados pelo envelhecimento (principalmente o precoce) são os maus hábitos. Aqueles que cometemos no dia-a-dia e, em meio à atribulada rotina, nem nos damos conta. Estresse, poucas horas de sono, falta de hidratação, sedentarismo e alimentação desequilibrada são apenas alguns dos hábitos de vida prejudiciais à saúde e, conseqüentemente, à possibilidade de viver mais e melhor.



Alguns especialistas estimam que a longevidade se deva em cerca de 75% aos hábitos e apenas em 25% aos genes. Estudos conduzidos pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que atitudes como fumar, consumir baixa quantidade de frutas, legumes e verduras, ingerir álcool e não realizar atividade física regular influenciam diretamente no adoecimento da população.

Porém, nunca é tarde para começar a mudar esse quadro. O importante é ter disciplina e disposição para modificar o comportamento.

Embora o envelhecimento seja um processo biológico, ele pode ser controlado. Um estilo de vida saudável é uma das chaves da longevidade e está mais do que provado que a adoção desses hábitos, seja em qual for o período da vida, diminui os efeitos negativos da vida moderna.

Para conquistar a longevidade, no entanto, é preciso alterar a ideia que se tem da saúde marcada pela procura de assistência quando as doenças já estão instaladas.
Os maus hábitos podem até ser difíceis de largar, mas que tal tentar? Veja cinco segredos para quem quer se preparar para um envelhecimento ativo e bem-sucedido:

Beba água gelada!

Que é importante beber, pelo menos, dois litros (seis copos a oito copos) de água por dia, todo mundo sabe. Mas você sabia que o melhor é dar preferência ao consumo água gelada? Ela aumenta o metabolismo, pois o organismo precisa gastar energia para igualar a temperatura da água com a do corpo.

Inspire e expire lentamente

Provavelmente você pouco presta atenção à respiração, mas saiba que respirar de maneira errada pode causar sérios problemas à saúde em geral. O ciclo incorreto da inspiração-expiração do ar altera todo o metabolismo da pessoa, fazendo com que os órgãos fiquem em déficit, o que pode causar aumento da pressão arterial, dor torácica, sobrepeso e obesidade.

Durma bem, viva mais

Estudos sugerem que a falta de sono crônica pode ter um impacto negativo nas funções metabólicas e endócrinas. Quando se dorme menos de cinco horas, há um desequilíbrio no metabolismo.

Moderação com a carne vermelha

Pesquisa sobre hábitos alimentares em dez países europeus concluiu que o consumo diário de carne vermelha aumenta o risco de câncer de intestino em até 35%. Contudo, não a evite. Proteínas são essenciais, principalmente para quem faz atividade física regularmente, não só porque dão resistência, mas também porque ajudam a tornear os músculos. Controlando a quantidade e escolhendo o tipo mais saudável, além de não prejudicar a saúde, a carne vermelha ainda oferece nutrientes essenciais ao organismo.

Mova-se!


Muitas pessoas se queixam da falta de tempo para praticar exercícios físicos. Mas especialistas garantem que essa “desculpa” não é mais justificativa para descuidar da saúde. Pequenas mudanças de hábito, como abrir mão do controle remoto da televisão, preferir as escadas aos elevadores, organizar horários e até mesmo atividades do cotidiano, como lavar o carro ou passear com o cachorro, podem contribuir na hora de sair do sedentarismo, incentivam à prática de exercícios e ajudam na busca por uma melhor qualidade de vida.
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