Aplicativo compara preços e ajuda a economizar

Criado por dois desenvolvedores web do Espírito Santo, a ferramenta colaborativa apresenta onde estão os menores preços de diversos produtos

Em tempos de crises é que surgem as ideias mais inovadoras para solucionar problemas comuns. Buscando driblar a inflação, que tem feito os preços oscilarem com rapidez e variarem de forma significativa de uma loja para outra, é que dois desenvolvedores web do Espírito Santo criaram o BuyWell, um aplicativo para comparar os valores praticados por diferentes estabelecimentos comerciais de qualquer produto que tenha código de barras.

De acordo com seus criadores, Wellington Torres Junior e Pedro Feu, o objetivo é oferecer uma plataforma tecnológica que permita aos usuários colaborarem entre si, fornecendo informações de preços de itens de supermercados, lojas, farmácias, papelarias, livrarias, pet shops, etc. A partir dessas informações, o aplicativo gera listas comparativas, indicando onde estão os menores valores por produto dentro de um raio de 35 quilômetros de distância do usuário.

“Dessa forma, o consumidor pode avaliar os preços de acordo com suas necessidades e optar por realizar as suas compras no local onde irá gastar menos. A ideia é estimular um comportamento colaborativo em que todos os participantes beneficiem e sejam beneficiados nesse momento de grandes desafios da economia brasileira”, explica Wellington.

Disponível gratuitamente na Apple Store para aparelhos Iphones, o BuyWell oferece dois modos de utilização, com GPS ou no formato lista. A coleta de preços pode ser feita dentro do estabelecimento comercial a partir da leitura do código de barras e inserção do preço, ou após a compra utilizando os cupons fiscais emitidos que, em geral, disponibilizam os números dos códigos de barras de cada produto. Lançadas as informações no aplicativo, elas são compartilhadas automaticamente com os demais participantes sem identificação dos usuários.

Para facilitar a visualização do período em que o produto foi encontrado em determinado preço, os lançamentos dos últimos três dias são disponibilizados na cor verde. Já os inseridos de 4 a 7 dias atrás aparecem em laranja. E os mais antigos, com mais de 7 dias, em vermelho. “Isso ajuda o consumidor a identificar os preços praticados mais recentemente, pois a probabilidade de estarem válidos e o estoque não ter se esgotado é maior”, esclarece Wellington.

Com capacidade técnica para funcionar em qualquer parte do mundo em que o aplicativo tiver usuários colaborativos, Wellington acredita que seu uso irá apoiar também empresários que trabalham viajando e necessitam fazer compras para seus negócios em diferentes lugares, como os proprietários de food trucks. “Ao chegar em uma cidade, eles podem, por meio do aplicativo, identificar os estabelecimentos com os melhores preços para manterem a competitividade do negócio, ou até ajustar os preços dos próprios produtos para adequar-se à realidade de compra local”, exemplifica Wellington.

Outra funcionalidade, ideal para uso no supermercado, é o cálculo do valor final das compras antes de chegar ao caixa. Para isso, basta fazer a leitura do código de barras e lançar o preço de cada novo item acrescentado ao carrinho. Assim, evita-se a surpresa de gastar mais do que deveria.

Mais informações do aplicativo estão disponíveis em www.appbuywell.com.br e na fan pagebuywell.aplicativo.

BuyWell
O aplicativo BuyWell é fruto do trabalho de um ano de Wellington Torres Junior e Pedro Feu, desenvolvedores web do Espírito Santo. A expectativa deles é criar uma “rede do bem”, formada por pessoas interessadas em colaborar com a criação de listas comparativas de preços de produtos de diferentes estabelecimentos comerciais, permitindo assim que os consumidores planejem melhor as suas compras para economizar.
Tecnologia do Blogger.