Câncer tem cura. Previna-se

CNH terá novo modelo

O objetivo dessa mudança é impedir adulterações nos documentos. As mudanças não vão alterar os procedimentos para obtenção da carteira

A partir desta segunda-feira (02), as carteiras de habilitação emitidas em todo o país terão novos dispositivos de segurança. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a mudança do modelo da nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com o objetivo de impedir a adulteração e a falsificação do documento. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) já está preparado para atender à determinação.

Com o novo design, a tarja que fica no topo do documento (atualmente azul esverdeada) passa a ser preta e a ter o mapa do Estado em que a CNH for emitida. No canto superior, um mapa do Brasil será impresso com tinta de variação óptica, que dificulta a falsificação da carteira. O fundo do documento será mais amarelado, e novos elementos de segurança (vistos apenas com luz ultravioleta ou negra) serão incluídos, como brasões da República e fios de microletras.


O diretor de Habilitação e Veículos, José Eduardo de Souza Oliveira, informa que “os motoristas que estão com a CNH dentro do prazo de validade não precisam trocá-la antes do vencimento”. Ele ressalta, também, que as novas mudanças não vão alterar os procedimentos para a obtenção da carteira.

Tecnologia do Blogger.