A forma mais eficiente de prevenção da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis é o uso da camisinha em todas as relações sexuais. Se utilizado corretamente, o risco de transmissão cai para 5%. A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza os preservativos gratuitamente em todas 40 unidades de saúde, seja na recepção ou na farmácia. O morador não precisa se identificar para retirada do preservativo.
O morador também encontra gratuitamente os preservativos no Centro de Testagem a Aconselhamento (CTA) que fica localizado na rua Homero Pimentel Lopes, em Rosário de Fátima e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
Um dos objetivos da distribuição é mobilizar a população para prevenir doenças sexualmente transmissíveis. O uso constante é o método mais eficaz para prevenir Aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis. Elas são impermeáveis e, quando utilizadas de forma correta, não há perigo de rasgar ou mesmo furar.

De acordo com a referência técnica das DST/Aids, Marta Cole, o preservativo também é uma opção contra a reinfecção de doenças como a sífilis. "Vale ressaltar que, durante a gestação, o casal com diagnóstico de sífilis ou HIV que esteja usando o preservativo regularmente, não irá transmitir essas doenças para o bebê".
DST/Aids
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas de um corpo a outro pelo contato sexual e pelo esperma trocados durante as relações sexuais. Essa também é a principal via de transmissão do vírus da Aids.
Também conhecida pela sigla HIV (vírus da imunodeficiência humana), a Aids também pode ser contraída no compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas.
CTA 
No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) são disponibilizados exames anti-HIV e toda triagem de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
Quem quiser fazer o exame deve procurar uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (URS), uma Unidade Regional de Saúde (URS) ou ir direto ao CTA munido de documentação com foto. Em qualquer unidade o paciente não precisa de encaminhamento para realização dos exames.
O atendimento nesses locais é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que a orientará sobre o resultado final do exame, independentemente dele ser positivo ou negativo. Quando os resultados são positivos, o CTA é responsável por encaminhar as pessoas para tratamento nos serviços de referência.
Ao procurar um CTA, o usuário desse serviço tem direito a passar por uma sessão de aconselhamento. O aconselhamento é uma ação de prevenção que tem como objetivos oferecer apoio emocional ao usuário, esclarecer suas informações e dúvidas sobre DST e HIV/Aids e, principalmente, ajudá-lo a avaliar os riscos que corre e as formas de prevenção.