O prefeito Audifax Barcelos negociou com a presidência da Caixa, em Brasília, um empréstimo de R$ 100 milhões que serão usados para obras de drenagem e pavimentação de 12 bairros. O crédito terá como garantia os royalties do petróleo do município, segundo acordo que foi fechado ontem (21), em Brasília.
De acordo com o prefeito, os recursos provenientes dos royalties do petróleo seriam destinados ao município até 2020 e, com a negociação, o dinheiro poderá ser usado imediatamente em obras de infraestrutura, resolvendo problemas de saneamento e pavimentação, além de reduzir problemas de alagamento nos principais pontos do município.
O projeto apresentado pela prefeitura prevê, por exemplo, intervenções como a drenagem e pavimentação da Grande Jacaraípe, obras na avenida Norte-Sul, no acesso ao bairro Cidade Pomar, programa de saneamento e pavimentação em Vila Nova de Colares, além de recapeamento de ruas e avenidas.
“A Serra tem mais de 500 mil habitantes e muitas necessidades em termos de investimentos e, por isso, precisamos dos recursos antecipadamente”, justificou Audifax, que recebeu o sinal positivo do presidente da Caixa, Gilberto Magalhães, Occhi, e do vice-presidente da instituição, Roberto Derziê de Sant’Anna, ontem, em Brasília.
Derziê e o diretor de Saneamento e Infraestrutura da Caixa, Antonio Gil, explicaram que a instituição vai dar andamento ao processo para atender à solicitação do município.
O prefeito, que estava acompanhado do secretário de Desenvolvimento Urbano, Tarcízio Bahia, explicou que a operação de crédito não é rápida, mas com este aval da diretoria da Caixa, é possível dar início ao processo. “Tem todo o processo de aprovação da diretoria executiva e a tramitação de um crédito normal, com toda a burocracia para enfrentar mas, com esta decisão da Caixa, cabe a nós agilizarmos toda a parte burocrática”, explicou.
 Obras apresentadas pela prefeitura:

Drenagem e pavimentação de vias urbanas no bairro Parque das Gaivotas
Drenagem e pavimentação da Grande Jacaraípe
Implantação de interseção em nível entre as avenidas Norte Sul, Porto Canoa e ruas adjacentes
Drenagem e pavimentação do bairro Chácara Parreiral
Drenagem e pavimentação de ruas no bairro São Francisco
Drenagem e pavimentação das ruas Ipaba, Ipanema, Pirauba e avenida Manhuaçu no bairro Nova Carapina II
Recuperação da drenagem e recapeamento no bairro Serra Dourada II
Drenagem e pavimentação no bairro Vila Nova de Colares
Drenagem e pavimentação da avenida Presidente Dutra, no bairro Jardim Carapina
Drenagem e pavimentação de ruas do bairro Nova Almeida – Reis Magos
Drenagem e pavimentação das ruas Guarajaras, São Paulo e Projetada, do bairro Maria da Penha
Drenagem e pavimentação da avenida Norte-Sul (acesso ao bairro Cidade Pomar)
Total: R$ 100.639.705,43