Câncer tem cura. Previna-se

Hidratação e boa alimentação garantem bem-estar no feriado prolongado

O feriado do Carnaval já está aí e, nesta época de calor, muitas pessoas aproveitam os dias de folga para ir à praia. Mas com as temperaturas elevadas, é importante cuidar da alimentação e fazer reposição de líquido para poder curtir do início ao fim.

Segundo a nutricionista Lívia Mannato, referência técnica da Vigilância Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), é importante se alimentar bem antes de sair de casa, e essa refeição tem que ser completa, com carboidratos, proteínas, lipídios e outros nutrientes. “Pela manhã, é bom ingerir frutas, cereais, leite e iogurte, por exemplo. Se for sair à tarde, almoce arroz, feijão, carne e salada”, orientou.

Se for comer na rua, é bom observar se os alimentos estão bem conservados. Caso tenha dúvidas sobre a infraestrutura do local para onde você vai, a nutricionista recomenda levar uma pequena bolsa térmica com alguns alimentos saudáveis. Algumas opções são frutas como maçã e banana; barrinhas de cereal; ou ainda oleaginosas que são fonte de gordura boa, como castanha, nozes, pistache e amendoim, desde que não contenham ou estejam com pouco sal.

A nutricionista Lívia Mannato ressaltou que passar horas debaixo do sol na praia ou em bloquinhos de rua gera desgaste do corpo, ainda mais quando se exagera na ingestão de bebida alcoólica e na mistura de bebidas, pois o álcool favorece a perda de líquido. Para evitar o mal-estar, a dica é tomar bastante água e, é claro, ter prudência. “Se for ingerir bebida alcoólica, é interessante beber água entre um copo e outro, pois a água ajuda a hidratar o corpo, podendo até prevenir uma desidratação”.

Segundo a referência técnica, a água tem várias funções, como regular a temperatura corporal e carregar os nutrientes pelo organismo, além de participar de vários processos químicos, entre eles digestão e processos que geram energia para o corpo. “Mas todas essas funções podem ser retardadas pela bebida alcoólica”.

Lívia orienta beber água sempre que sentir sede e ressalta que esse sinal não deve ser ignorado. Vale também apostar nos sucos naturais e na água de coco para ajudar na reposição de líquido. Aliás, a nutricionista afirma que hidratação é algo que deve começar antes mesmo de sair de casa. E, na volta, é importante dar ao corpo o devido descanso, assim é possível recuperar o fôlego e passar o feriadão todo com saúde.


Fica a dica

- Consuma água antes mesmo de sentir sede. Quando a sensação de sede vem, é sinal de que o corpo já está desidratando;
- No geral é sempre indicado ingerir 2 litros de água por dia, mas vários fatores devem ser considerados para regular a quantidade adequada de água a ser ingerida, como o peso, a idade, o gênero, se a pessoa faz atividade física ou não;
- Se você não gosta de tomar água, aposte em sucos naturais de frutas com pouco ou nenhum açúcar; chás de ervas e água de coco. Mas não substitua totalmente a água;
- Ao sair de casa, leve uma garrafa de água;
- Para comer, leve frutas, barrinhas de cereal e oleaginosas, como castanha, amendoim e pistache, desde que sem sal ou com pouco sal.
Tecnologia do Blogger.