Ipem-ES verifica taxímetros de Viana no mês de março

Abrindo a agenda de verificações de taxímetros para o ano de 2017, o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) realizará, nos dias 09 e 10 de março, a verificação dos taxímetros instalados nos veículos licenciados no município de Viana.

Esse trabalho faz parte da rotina anual do Instituto e o principal objetivo é conferir se o instrumento está registrando a cobrança da forma correta, de acordo com a tarifa vigente no município e com as prescrições regulamentares, eliminando assim os riscos de fraude.

Primeiramente, os proprietários deverão retirar a Autorização para Verificação na Prefeitura. Depois, é necessário agendar a verificação pela internet. Para fazer o agendamento pela internet é preciso acessar o site www.ipem.es.gov.br > Serviços On-line > Agendamento de Serviços. Ao agendar, o taxista deve imprimir a GRU e efetuar o pagamento em qualquer agência bancária. O período de agendamento termina no dia 07 de março.

No dia da verificação, deverão ser apresentados os seguintes documentos:
  1. a) Autorização da Prefeitura de Viana;
  2. b) Certificado de Verificação do Taxímetro, ano anterior;
  3. c) Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV);
  4. d) Carteira Nacional de Habilitação do Motorista (CNH);
  5. e) Comprovante de Pagamento da GRU referente ao serviço de verificação.

O proprietário que faltar à verificação agendada deverá apresentar justificativa com comprovação. O reagendamento somente poderá ser feito na sede do Ipem-ES.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3636-6085, e o consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode fazer a denúncia na Ouvidoria do Ipem-ES, pelo telefone 08000 391112 ou e-mail: ouvidoria@ipem.es.gov.br.

Saiba mais

O taxímetro é um instrumento que, baseado na distância percorrida e/ou no tempo decorrido, mede e informa gradualmente o valor devido pela utilização do veículo-táxi. As tarifas são determinadas pelas prefeituras. O taxímetro deve sempre ser ligado na presença do passageiro. O primeiro valor que aparece se refere à bandeirada (valor fixado para o início da corrida, independente de qualquer movimento do veículo). Em seguida, passa a marcar o valor correspondente à quilometragem percorrida e ao tempo parado no trânsito durante o percurso.
Tecnologia do Blogger.