Câncer tem cura. Previna-se

Os benefícios da umectação capilar

O cabelo é a moldura do rosto e como tal merece estar sempre bem cuidada.  As pessoas que passam dobrado devido aos cabelos estarem ressecados encontram na umectação uma alternativa para solucionar esse problema. Mas, nesse mar de produtos e tratamentos capilares é importante ter informação antes de gastar fortunas em salões de beleza ou então comprando produtos que não combinam com o seu tipo de fio. 

A umectação capilar trata-se de uma técnica simples e que pode ser usada por quem tem fios lisos, cacheados ou crespos, além de ser um tratamento que tem dado certo como suplementação nutricional nos cabelos.  Ela é basicamente a hidratação dos fios com óleos e manteigas naturais e vegetais. 

As nossas madeixas também precisam de uma certa quantidade de gordura para se manterem saudáveis. Os óleos precisam ser 100% vegetal, puro ou extravirgem e se for orgânico é ainda melhor.

Quais os óleos que posso comprar?

A lista é imensa, mas vou separar os mais famosos.

Óleo de Coco – É muito eficaz no tratamento de coceiras e couro cabeludo sensível. Ele não obstrui os poros e é absorvido facilmente pela pele. Altamente recomendável para cabelos afro.

Óleo de alecrim – Promove o crescimento de cabelo e é eficaz no tratamento da caspa. NÃO É RECOMENDÁVEL PARA GESTANTES!

Óleo de Abacate – Muito leve e nutritivo para os cabelos, contém vitaminas A e E, uma grande quantidade de vitamina D e potássio, tem um alto teor de proteína.

Óleo de Rícino/Mamona (Castor) – Ajuda no crescimento dos cabelos.

Óleo de Oliva Extra Virgem – É um ótimo condicionador e um controlador de caspa.

Como fazer a umectação?

O processo é bem simples e rápido de fazer. Ou seja, mesmo que você tenha acabado de chegar do trabalho, dá tempo de manter os cabelos com muito brilho e saudáveis. Com o cabelo sujo ou limpo, espalhe o óleo nas mãos e vá espalhando pelo cabelo, massageando o couro cabeludo junto com a raiz e descendo para as pontas.

A quantidade de óleo vai depender se o seu cabelo é curto ou comprido se é muito cheio e outros fatores. Portanto, coloque o tanto que achar necessário. O ideal é que todo o cabelo esteja coberto pelo óleo.

Deixe-o nas madeixas por, pelo menos, 1 hora. Porém, se quiser deixar por mais tempo não tem problema, isso potencializa os resultados e você pode até mesmo dormir com o cabelo assim e só retirar no outro dia na lavagem.

Procure lavar o cabelo de forma que nenhum resquício do óleo fique nele. Você pode usar o xampu cerca de 2 ou 3 vezes para garantir que todo o produto tenha ido embora. Depois, basta aplicar normalmente o condicionador para fechar as cutículas, aplique um leave-in para facilitar o desembaraço e proteger os fios contra os agentes externos.

Bruno Manske é Make Up e Colunista de Beleza.
Tecnologia do Blogger.