2 mil empregos em obras em 30 municípios do Estado

Trinta municípios do interior do Estado e da Região Metropolitana vão receber obras de infraestrutura rodoviária, neste ano. O conjunto de intervenções soma um investimento total de, aproximadamente, R$ 293 milhões para a construção e recuperação de vias e pontes, atendendo a antigas reivindicações da população. Os detalhes foram divulgados pelo governador Paulo Hartung e pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) durante entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (16).
Do total de obras, 24 são de implantação de novas vias, que serão asfaltadas e receberão moderna sinalização horizontal e vertical; cinco de recuperação funcional, que compreende a recuperação asfáltica e modernização da sinalização; e 14 pontes, que serão implantadas e recuperadas essencialmente com recursos de operação de crédito junto Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).
A realização dessas obras será possível graças ao ajuste de contas realizado pelo Governo e a revisão de projetos que estavam suspensos de 2014, bem como de obras paralisadas em 2015 para revisão dos contratos, buscando a otimização da aplicação de recursos e a melhoria de respostas aos usuários. Os investimentos englobam 12 obras que já estão em andamento e 26 que serão iniciadas ou reiniciadas. E até o final do ano 10 obras serão licitadas.
Durante a entrevista coletiva, o governador Paulo Hartung ressaltou que os recursos viabilizados pelo Poder Executivo Estadual, resultado de operação de crédito, irão possibilitar a modernização de vias de grandes fluxos e garantir modernização da infraestrutura do Estado, além da manutenção de 500 empregos e criação de, aproximadamente, dois mil novos até o final do ano que vem.
"Inauguramos um conjunto de obras no ano passado e algumas ficaram em execução. Estamos com muitas e importantes intervenções em todas as regiões do Estado para avançar em infraestrutura, garantir competitividade sistêmica, geração e manutenção de emprego", explicou o governador Paulo Hartung.
Os recursos de operação de crédito que estavam reservados para as obras Contorno do Mestre Álvaro, que serão realizadas pelo Governo Federal, viabilizou novas frentes de obras. "Ganhamos fôlego com a possibilidade de aplicar esses recursos em novas obras", avalia o governador.
As intervenções vão gerar, já ao longo deste ano, um total aproximado de 900 empregos diretos, com a orientação de contratar mão de obra local, seguindo a premissa de estimular a economia nas regiões onde as obras do governo serão realizadas.
”São obras estruturantes que vão contribuir para o escoamento da produção agrícola, a melhoria da competitividade da produção nas regiões onde serão realizadas e que contemplam um importante benefício social, uma vez que as vias pavimentadas e sinalizadas ajudam na locomoção e na aproximação das pessoas. É mais qualidade de vida e mais desenvolvimento", destaca o diretor-geral do DER-ES, Enio Bergoli.
Enio Bergoli afirma que uma das vias a serem recuperadas é a ligação ES 010, entre Jacaraípe e Nova Almeida, uma rota turística e em franca expansão. Além da importância turística, a rodovia vai facilitar o deslocamento dos moradores e estimular a atividade comercial e de escoamento de produção. Na porção norte da ES 010, o trecho entre São Mateus e Guriri, com 8,5 quilômetros de extensão, será duplicado. Ao sul, na ES 060, a ligação entre Anchieta e Piúma será revitalizada, somando 9,3 quilômetros de obras.

Confira as vias a serem pavimentadas e recuperadas pelo DER-ES:
Obras em Andamento 

Obras a reiniciar/iniciar 
Tecnologia do Blogger.