Câncer tem cura. Previna-se

Carga de 19 toneladas de laranja é impedida de entrar no Estado

Uma carga de 19 mil quilos de laranja sem a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) foi identificada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) nessa quarta-feira (1º). A ação aconteceu na barreira sanitária do Instituto, em Iúna, na divisa do Estado com Minas Gerais.

O material era proveniente de Limeira (SP) e seria comercializado em Cariacica (ES). Segundo o técnico do Idaf Allan Rocha de Freitas, toda a carga foi levada de volta para o local de origem. “Como a PTV é fundamentada por um Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), sem o documento não é possível garantir a sanidade do produto. A partir do CFO, que é emitido por um engenheiro agrônomo habilitado, podemos saber se a carga está adequada.Com a ausência do documento, a legislação prevê o rechaço para evitar a introdução de novas pragas no Estado, como o Cancro Cítrico e o Greening, que colocam em risco a cultura do citros”, explicou o técnico.

Barreira sanitária

O Idaf conta com quatro barreiras sanitárias fixas, localizadas nas divisas com os Estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. A fiscalização é realizada diariamente em veículos de transporte de cargas que entram ou saem do Estado, a fim de promover um efetivo controle fitossanitário e de epidemias agropecuárias.
Tecnologia do Blogger.