Dia Mundial da Água: Dicas para economizar o nosso bem mais precioso

A água é o recurso mais importante para garantir a vida na Terra. Sem ela, nada sobrevive. Entretanto, será que esse tema tem recebido a devida atenção por parte da sociedade? É por esse motivo que se celebra nesta quarta-feira (22) o Dia Mundial da Água, data marcada por eventos que visam conscientizar a população, o poder público e as empresas sobre a necessidade de se economizar e tratar adequadamente este precioso bem. Por isso separamos algumas dicas para você poupar e não ficar sem água:

1. Economia na lavagem da louça 

Não estamos dizendo que você precisa deixar a louça suja na pia para sempre, mas comprar uma lava-louças é a melhor opção. Sabia que para cada copo que sujamos, são necessários mais dois copos de água limpa para lavá-lo? Em quinze minutos de torneira aberta na pia gastam-se em média 90 litros de água. Na lava-louças, a economia pode chegar a 27 mil litros em um ano, o que equivale a 55 caixas d'água de 500 litros.

2. Peneirando o chuveiro

Uma opção barata e fácil, os arejadores, também chamados de "peneirinhas", misturam ar e água dando a sensação de maior volume. A eficiência é a mesma, mas os respingos que levam ao desperdício serão menores. E ele pode ser implantado na pia também. A peça custa cerca de R$ 60 e você nem precisa chamar o encanador - basta rosquear os arejadores nos bicos das torneiras e chuveiros e pronto.

3. Sem desperdício

Já pensou em reutilizar a água da pia do banheiro na descarga? A pia fica acoplada ao vaso sanitário, e toda a água utilizada nela é  direcionada para a descarga. Isso proporciona uma economia de até 70% da água usada no banheiro.

4. "Lavar roupa todo dia". Só que não

Uma lavadora de cinco quilos consome 135 litros de água a cada uso. Acumule roupas da semana para lavar de uma só vez e, se for possível, reuse aquela blusinha de segunda, que continua limpa, na sexta. Lavar roupas sem necessidade é bobagem.

5. Em modo "stand by"

Você sabia que os aparelhos domésticos ficam em stand by e gastam energia mesmo nessa função? Não adianta só desligar os aparelhos no comando, é preciso tirá-los da tomada também. Isso pode acontecer com TVs, computadores, carregadores de celular, equipamento de canal a cabo e etc.

6. Na dança do balde

Enquanto você está encolhido no canto do box esperando a água do chuveiro esquentar, prepare um balde para receber a água fria. Você pode reutilizá-la para lavar as roupas, o quintal, o carro etc. No final do dia, você poupou mais de 8 litros de água! Você também pode captar água enquanto toma banho. É só colocar uma bacia sob os seus pés. 

7. Aproveitando a piscina ao máximo

Você pode reutilizar a água da piscina de montar para regar os jardins quando não for mais usá-la! Verifique se o nível de cloro não está alto para as plantas, pois isso pode matá-las. Você provavelmente não vai utilizar toda a água de uma piscina de 10 litros, por exemplo, então  divida um pouquinho com o seu vizinho e assim fará com que todos saiam felizes: você, seu bolso, a água e as plantinhas.

No Brasil, os ministérios do Planejamento e do Meio Ambiente irão aproveitar a data para a divulgação de novas tecnologias. Será montado em Brasília um protótipo do projeto Salta-Z, que é um filtro alternativo para o tratamento de água muito utilizado nas comunidades rurais. O projeto foi criado na região Norte com o objetivo de providenciar água potável a comunidades ribeirinhas. Segundo o governo federal, o sistema é composto por carvão ativado de ossos bovinos, pedriscos, areia e por um clorador que realiza a desinfecção da água, tornando-a apta para consumo humano. O custo é 25% menor do que um filtro tradicional.


A Água no mundo

Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso a um abastecimento adequado. Ou seja, não têm à disposição pelo menos 20 litros diários de água a uma distância de até um quilômetro. Considerando a escassez, a entidade criou o Dia Mundial da Água em 1992 e, desde então, a data ganha importância a cada ano.

Na declaração da ONU Água feita em 2010 especificamente para essa data, a entidade destacou que “há uma necessidade urgente para a comunidade global – setores público e privado – de unir-se para assumir o desafio de proteger e melhorar a qualidade da água nos nossos rios, lagos, aquíferos e torneiras”.

Em 2015, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi assinada por 193 membros da ONU . O documento prevê 17 objetivos a serem cumpridos até 2030, entre ele a busca por “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”.
Tecnologia do Blogger.