Emissão de Guia de Trânsito Animal deve ser antecipada até esta sexta (31)


Em função da mudança na tabela de taxas do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), que entrará em vigor neste sábado (1º), o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec) - responsável pela emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) – passará por manutenção durante este fim de semana, interrompendo a emissão de GTA. Com isso, a orientação é que os produtores que tiverem necessidade de transportar os animais nesse período antecipem a obtenção do documento até sexta-feira (31), às 16 horas.

“O Documento Único de Arrecadação (DUA) deve ser pago e a GTA impressa antecipadamente, não deixando para realizar o procedimento no final de semana. Recomendamos que todos se programem para evitar transtornos em suas atividades”, orientou o chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiuza Rangel.

Alteração das taxas

A nova tabela para cobrança das taxas de serviços prestados pelo Idaf foi publicada no Diário Oficial do Estado em dezembro de 2016 por meio da Lei nº 10.612.

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, o objetivo é tornar o serviço mais acessível aos produtores. “A descrição de algumas taxas não condizia mais com a prática em função de alteração de procedimentos, serviços incluídos, entre outras mudanças. Algumas taxas, por exemplo, já não eram mais cobradas porque temos feito esse exercício de desburocratizar o órgão, mas ainda constavam na tabela anterior. É um trabalho de revisão e adequação”, disse.

A nova tabela de taxas já está disponível no site do Idaf, no menu “Download > Tabela de taxas”. Clique aqui e acesse
Tecnologia do Blogger.