Escola usa método inovador para tornar alunos mais proativos

Já pensou em uma escola que ajude as crianças a serem mais proativas, responsáveis com as tarefas e lições de casa e ainda com autoestima melhorada? Com o programa “O Líder em Mim” essas e outras mudanças são possíveis quando aplicadas diariamente no ambiente escolar. O método é inédito no estado e está sendo introduzido no Centro Educacional Linus Pauling, conforme explica Ana Marta Bianchi de Aguiar, Diretora Pedagógica. “Viajamos para São Paulo e Rio de Janeiro para conhecer o programa, que é um conjunto de ações que são desenvolvidas no dia-a-dia escolar para o desenvolvimento socioemocionais dos alunos e também trabalha o comportamento deles diante de diversas situações da vida, o que vai torna-los mais independentes e confiantes. E implantamos na escola em meados de fevereiro e estamos muito empolgados com o programa”.

O programa é fundamentado em teorias do desenvolvimento humano e com profundo impacto em toda a escola. Trata-se de um conjunto de conteúdos e metodologias voltados ao aprendizado de liderança, valores e competências fundamentais para o processo na escola e na vida. “O Líder em Mim foi desenvolvido pela Franklin Covey Co., nos EUA, baseado no consagrado livro "Os 7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes" e adaptado à realidade brasileira para uso em escolas de nível básico, sendo oferecido com exclusividade no Brasil pela Somos Educação. Focado no Ensino Fundamental, do 1º. ao 9º. ano, alcança os alunos, os professores e toda equipe escolar” explica Ana Marta.

Os 7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes

Ser proativo: “Cada faixa etária é ensinada a ser proativo naquilo que lhe compete. Por exemplo, as crianças pequenas podem guardar os brinquedos após brincar, ao ver um objeto no chão pegar e colocar no lugar, não espera que outros façam por ela”, informa.

Comece com um objetivo em mente: “Às vezes a criança não sabe por onde começar e se perde no meio do caminho. Ensinamos que tem que seguir uma linha reta para chegar a um objetivo". 

Faça primeiro o mais importante: "Eleja o mais importante, a questão da prioridade. A criança tem que escolher o que é mais importante, primeiro faz o dever depois brinca. Vemos algumas situação em que o menino não fez o dever e diz que não deu tempo, mas não foi por falta de tempo e sim falta de prioridade".

Pense ganha-ganha: "Bom é quando todo mundo ganha, eu não preciso passar a perna em ninguém. Ensinamos as crianças a dividir. Nós ensinamos as crianças a se relacionar melhor", explica.

Procure primeiro compreender, para depois ser compreendido: "Muitas vezes apenas queremos ser compreendidos e esquecemos que os outros tem outra visão ou opinião formada".

Crie sinergia: "Viver em um ambiente de sinergia, criar laços, pois só assim poderemos viver melhor no ambiente que nos cerca".

Afine o instrumento: "O que é isso? É cuidar de si mesmo. Temos que tirar um tempo para cuidar de nós mesmos, cuidando da saúde, se alimentando bem, alimentar nossa mente e motivação é fundamental, pois não adianta trabalhar, trabalhar e depois ficar doente por isso. Acaba-se que nem usufrui o que se conquistou", finaliza.

Escolas Farol

"Ser uma Escola Farol é ser reconhecida internacionalmente pela excelência de seu trabalho no ensino da liderança, através da Franklin Covey Internacional. Uma Escola Farol passa a ser referência de como deve ser uma escola que vive O Líder em Mim, não apenas no Brasil, mas também para escolas de outros países", explica Ana Maria.

O Líder em Mim no Mundo

O Líder em Mim já foi implantado em mais de 2.700 escolas distribuídas em 42 países. No Brasil esse número já de mais de 300 escolas distribuídas em 22 estados + DF. Existem 239 Escolas Farol no Mundo, sendo 4 no Brasil.
Tecnologia do Blogger.