Iúna realiza II Simpósio Café com Leite

II Simpósio Café com Leite em Iúna nos dias 23 e 24, no Parque de Exposições Cassiano Ozório Júnior, Iúna – Foto: Aqui Noticias
Os dois maiores produtos agrícolas de Iúna reunidos em um só evento. Trata-se do II Simpósio Café com Leite realizado a partir desta quinta-feira (23) no Parque de Exposições Cassiano Ozório Júnior. O evento é realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), pela Prefeitura Municipal de Iúna e agrega diversos outros parceiros.
Estão sendo esperados em torno de 500 participantes. “O evento vai trazer para o município o que tem de melhor tanto no café quanto no leite. São palestrantes de excelência que apresentam aos produtores de toda a Região do Caparaó as mais novas em tecnologia. Isso facilita até mesmo o nosso trabalho em campo. Isso porque, quando a gente chega na propriedade depois do evento, o produtor já vai conhecer a tecnologia. Fica mais fácil implementá-la”, disse Matheus Fonseca, chefe do Escritório Local de Desenvolvimento Rural do Incaper em Iúna.
O simpósio traz palestras a respeito das novas tecnologias para a cafeicultura de montanha, aborda a produção de cafés especiais e também trata a criação de bezerras e o Programa Balde Cheio, desenvolvido pela Embrapa. Alguns temas são comuns tanto à cafeicultura como à pecuária de leite, como a crise hídrica versus a irrigação e os aspectos relacionados à educação tributária. “Este é um tema também muito importante. O Incaper de Iúna, por exemplo, só emite declaração de aptidão para o produtor que tem o bloco de nota fiscal. Se não tem, não recebe o documento”, acrescentou Fonseca.
O município de Iúna produz em torno de 300 mil sacas de café por ano, e cerca de 9 mil litros de leite por dia. Além do Incaper e da Prefeitura de Iúna, outros parceiros contribuem com a realização do evento: AG Turismo, Coocafé, Samarita Agrociência, Sicoob, Iunin, ABS, WM Werner Máquinas (Case Agriculture), Senar, IFES Campus Santa Teresa e Sindicato Rural.

Serviço:
II Simpósio Café com Leite em Iúna
Data: quinta (23) e sexta-feira (24)
Local: Parque de Exposições Cassiano Ozório Júnior, Iúna, ES.

Programação:
Quinta-feira (23)
18h30 – Inscrições
19h – Abertura
19h30 – “Programa Balde Cheio” – Dr. Artur Chinlato de Camargo (Embrapa Pecuária Sudeste)

Sexta-feira (24)
8h – Inscrições e “Café com leite”
9h – “Novas tecnologias para acfeicultura de montanha” – Eng. Agrônomo José Braz Matiello (Mapa / Fundação Procafé)
10h45 – “Educação Tributária” – Jonildo de Castro Muzi (Secretário Municipal de Fazenda)
11h – Almoço
12h30 – “Criação de bezerras” – Zootecnista Cristiano Poncio (Consultor em Pecuária de Leite)
13h45 – “Crise hírica versus irrigação” – Dr. Gustavo Haddad Souza Vieira (Ifes Campos Santa Teresa)
15h – “Café com Leite”
15h30 – “Produção de cafés espeiais: oportunidade de agregação de valores” – Eng. Agrônomo Fabiano Tristão Alixandre (Incaper)
Depoimento de produtores
17h – Encerramento
Tecnologia do Blogger.