Câncer tem cura. Previna-se

Parques estaduais voltam a receber visitas a partir de sexta (24)

Boa notícia para capixabas e turistas. Os parques estaduais de Pedra Azul, em Domingos Martins, Mata das Flores e Forno Grande, em Castelo, e Cachoeira da Fumaça, em Alegre, voltam a receber visitas a partir da próxima sexta-feira (24).
Os parques, que são gerenciados pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), estavam fechados desde o dia 27 de janeiro, por medida preventiva em função de indícios da ocorrência da febre amarela na região. Na época, foram encontrados, nas proximidades das unidades, macacos da espécie Alouatta guariba (Bugio ou Barbado) mortos, o que poderia caracterizar a circulação do vírus da febre amarela nessa região.
Os demais parques estaduais – Paulo César Vinha, em Guarapari, e Itaúnas, em Conceição da Barra – permaneceram abertos, com monitoramento constante. 
Orientações a visitantes e turistas
Os turistas são sempre muito bem-vindos. A principal orientação é que todos estejam devidamente imunizados contra a febre amarela (inclusive aqueles que precisam tomar a segunda dose) há mais de dez dias. O uso de repelentes também é indicado para quem vai visitar regiões de mata.
Outra orientação é sobre os macacos que, assim como os humanos, não transmitem o vírus. Pelo contrário, são vítimas da doença. Ao serem contaminados, os primatas cumprem a função de “sentinela”, ou seja, alertam para o surgimento da doença e por onde o vírus está se dispersando na paisagem. Por isso, os macacos não devem ser maltratados.
Mais informações e horário de funcionamento:
- Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF)
O parque é famoso pela sua exuberante queda d’água de 144 metros de altura, que dá nome à unidade. Os visitantes podem se banhar na cachoeira e participar das trilhas autoguiadas, ou seja, sem a presença de um guia, e se encantar com as cascatas e corredeiras ao longo do rio que corta o parque. Sua flora é bem representada pelo jacarandás-de-espinho e a fauna por animais em extinção, como a lontra.
A unidade conta com monitores ambientais credenciados para trilhas, para quem não quiser fazer por conta própria. Os interessados devem agendar previamente pelo telefone (28) 99942-5658.
Horário: das 8 às 17 horas.
Localização: Alegre e Ibitirama, na Região Sul.
Informações: (28) 99999-0639.

- Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz)
A Pedra Azul, que dá nome ao parque, é uma formação de granito e gnaisse de 1.822 metros de altura. Curiosamente, a ação de eventos naturais esculpiu parte da rocha em forma de lagarto. O parque possui trilhas: uma autoguiada na base da Pedra Azul, que dá acesso às piscinas naturais, e outra para escalada.
É recomendável que o visitante ligue antes para o Parque para checar se há disponibilidade para o trajeto, pois há limite para a visitação, tendo em vista que se trata de terreno irregular. O número para contato é (27) 3248-1156.
Há monitores ambientais disponíveis para agendamento por meio do telefone (27) 99739-8005.
Localização: Domingos Martins, Região Serrana.
Horário: de terça a domingo, das 8 às 17 horas.
Passeios: 9h30 ou 13h30.
Informações: (27) 3248-1156.

- Parque Estadual de Itaúnas (PEI)
O parque é conhecido por suas belezas naturais: a área de alagado, as dunas as praias e o Rio Itaúnas. Além disso, na Vila de Itaúnas, é possível realizar passeios diferenciados com o Grupo de Condutores Ambientais. O agendamento deve ser feito pelo telefone (27) 99635-5583.
As trilhas para as dunas e as praias são de fácil acesso e é possível realizar passeios autoguiados.
Localização: Conceição da Barra, Vila de Itaúnas. Região Norte.
Funcionamento: das 8 às 17 horas.
Informações: (27) 3762-5196.

- Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV)
O parque foi criado para proteger espécies de plantas e animais que estavam sendo ameaçados pelo desmatamento e a extração de areia ilegal na região de Setiba. No parque há lagoas, uma rica vegetação de Mata Atlântica litorânea com manguezais, mata de restinga, planícies cactáceas, entre outras.
Para realizar a descida até a lagoa deve-se chegar até às 15h30. O local é de fácil acesso e não precisa de agendamento prévio. Já as trilhas monitoradas com o grupo de condutores ambientais devem ser agendadas previamente pelos telefones (27) 99929-8479 e (27) 99500-2405. O agendamento das trilhas a pé deve ser feito pelo telefone (27) 99837-2503.
Localização: Guarapari, Região Metropolitana.
Funcionamento: das 8 às 17 horas.
Telefone do parque: (27) 3242-3665.

- Parque Estadual do Forno Grande (PEFG)
O parque possui relevo montanhoso e culmina no Pico do Forno Grande, atrativo da região. Seu centro de visitantes oferece trilhas de fácil acesso que levam à cachoeira com queda d’água de, aproximadamente, 30 metros de altura, à Gruta da Santinha, aos Poços Amarelos e ao mirante.
Contato: pefg.iema@gmail.com.
Localização: Castelo, Região Sul.
Funcionamento: das 8 às 17 horas.

- Parque Estadual de Mata das Flores (PEMF)
A unidade é marcada por sua rica biodiversidade. Sua flora é composta por espécies como Cedrelas, Cássicas, Bromélias e Paláceas. Gaviões, tucanos, corujas, pacas, entre outros animais, também habitam o parque. O principal atrativo do local é a trilha com, aproximadamente, 900 metros de percurso.
Funcionamento: O parque só recebe visitante mediante agendamento prévio.
Localização: Castelo, Região Sul.
Tecnologia do Blogger.