Projeto Xeque Mate é destaque nas aulas de matemática

Alunos da Escola Geraldo Vargas Nogueira, localizada no município de Colatina, iniciaram as aulas com um atrativo a mais na disciplina de Matemática. O Projeto Xeque Mate está atendendo as séries finais do ensino fundamental e o ensino médio.

O professor e coordenador do projeto, Juliano Travessani, explicou que a prática do xadrez desenvolve competências e habilidades essenciais para a resolução de qualquer problema matemático, destaque para o raciocínio lógico e a concentração. “O projeto atende cerca de 520 alunos e tem inicio no 6º ano. Eles conhecem a historia do xadrez e as regras do jogo. Além disso, são organizados torneios”, disse o professor.

O jogo é um excelente exercício mental, que trouxe benefícios e impactaram em melhorias nas avaliações internas e externas. “A proposta pedagógica de inserir o xadrez no processo de ensino-aprendizagem é preparar o aluno para tomar decisões em situações que exigem o raciocínio rápido e formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica”, afirmou o pedagogo Vagner Candido da Silva.

O diretor, Marcello Morello, elogiou a iniciativa. “É preciso fazer uso de novas ferramentas e técnicas que favoreçam a aprendizagem dos alunos. É possível destacar que a prática do xadrez contribuiu, efetivamente, para o desenvolvimento intelectual dos alunos. Além disso, melhorou a capacidade de análise, a objetividade, o autocontrole e a autoestima dos alunos”, finalizou.
Tecnologia do Blogger.