Câncer tem cura. Previna-se

Sítio Histórico de Itapina é reinaugurado após passar por restauração

O Sítio Histórico do distrito de Itapina, em Colatina, será reinaugurado após passar por uma restauração. A solenidade será no dia 4 de março, às 10 horas. A entrada é franca.

Construída antes dos anos 40, a edificação conhecida na região como “Casa do Val” foi totalmente reestruturada. No local ainda serão construídas uma sala de exposição, destinada à mostra de produtos de artesãos locais, e uma pousada. A obra foi realizada com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo concedidos pelo Edital 017/2015, e complementada com recursos do proprietário.

Estarão presentes no evento o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto, o prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli, a secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Thaís Rodrigues da Silva, a superintendente do Iphan-ES, Elisa Taveira, e representantes do Sebrae-ES.

A reforma do imóvel levou 12 meses e seguiu as diretrizes da resolução 003/2013 do Conselho Estadual de Cultura (CEC), que cria condições para preservação, conservação e valorização de imóvel que esteja danificado com o desgaste do tempo e pela falta de manutenção.


O Sítio Histórico

O distrito de Itapina, localizado a aproximadamente 36km de Colatina, foi povoado por volta de 1910 por imigrantes europeus, especialmente italianos, alemães e sírio- libaneses, e se tornou um dos conjuntos urbanos mais significativos do Norte do Estado, referência na produção de café no Noroeste capixaba na primeira metade do século passado. O Sítio Histórico de Itapina foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo (CEC) no ano de 2013 e hoje é reconhecido como Conjunto Histórico e Paisagístico de Itapina.


Serviço

Solenidade de Inauguração da Casa do Val

Data: 04 de março (sábado)

Horário: 10h

Local: Rua Dr. José Farah, 27, Quadra 10, L1, Zona Central Histórica, Itapina, Colatina.

Mais informações: 9.9918.1852
Tecnologia do Blogger.