Câncer tem cura. Previna-se

Escolas reinventam cardápios para crianças com restrição alimentar

A criatividade e a experiência correm soltas na hora de preparar os cardápios das escolas e creches na Serra, principalmente, para aqueles que possuem restrições e alergias alimentares. Nesta sexta-feira, 31 de março, comemora-se o dia nacional da Saúde e Nutrição. E a Prefeitura da Serra convida a todos para refletirem sobre a boa alimentação.
De acordo com a Gerente de Alimentação Escolar da Serra, Maria da Conceição Castro de Martins Barros, a equipe de Educação da Serra possui o cuidado de elaborar cardápios balanceados para seus alunos. “Os cardápios são feitos de forma a oferecer o aporte nutricional necessário para as crianças. Além disso, há incentivo nas escolas ao hábito de uma alimentação saudável”.
Maria da Conceição lembra que é enviado mensalmente um cardápio padronizado elaborado pela nutricionista da Sedu a todas as unidades de ensino da Serra. “Não é oferecido nas unidades educacionais alimentos com alto teor de sódio, açúcares, corantes e lipídios”, ressaltou.
A nutricionista Kelly Reis do Nascimento também conta que sempre procura fazer pratos coloridos para atrair a criançada.   

Cuidados especiais
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Sedu) da Serra o seu banco de dados conta com 328 laudos de alunos com necessidades especiais na hora de se alimentar. E as principais restrições e alergias são por intolerância à lactose, alergia a glúten, corante e conservantes.
A Secretária de Educação da Serra, Márcia Lamas, afirma que há uma preocupação da Sedu em cuidar para que as crianças recebam sempre alimentação correta, de acordo com as suas necessidades.
E orienta para que os pais e responsáveis pelos alunos com restrições e alergias alimentares procure a direção da escola para fazer a entrega de laudo médico, e assim, seja providenciada a adequação na merenda escolar da criança.  
A diretora da Creche Mônica, em Serra Sede, Josiane Nunes, conta que na sua unidade há sete crianças com intolerância à lactose e alergia a corantes. “Para esses alunos os alimentos são diferenciados, e há orientação para professores e merendeiras evitarem que colegas ofereçam alimentos impróprios a eles”.
A pequena Mikaela Moreira da Conceição, de 4 anos, conta que não se importa em ter que comer alguns produtos diferentes dos amiguinhos. “Gosto de tudo!”, revelou sorridente.
Dicas de saúde
O que é alimentação balanceada:  A alimentação balanceada é aquela que contém todos os nutrientes essenciais, ou seja, que o organismo não produz, necessários para a manutenção das funções dos tecidos e órgãos e do crescimento e desenvolvimento normais, nos casos de crianças e adolescentes.
Benefícios: A alimentação correta deve fazer parte da nossa rotina porque pode auxiliar na manutenção da saúde, na prevenção e tratamento de doenças. Uma boa alimentação ajuda na prevenção de doenças e ajuda no bom funcionamento de nosso organismo, é necessário nos alimentarmos de forma equilibrada e rica em alimentos variados que contenham proteínas, açúcares, gorduras, vitaminas e minerais ingeridos de forma balanceada, ou seja, em quantidades suficientes. Além de contribuir para o bom desenvolvimento físico e mental.
Alerta: A má alimentação, aliada a fatores como falta de atividade física, reflete no funcionamento do organismo e prejudica a saúde influencia até mesmo no desenvolvimento cognitivo da criança. Além disso, a má alimentação também traz danos à saúde física e psicológica, contribuindo para o surgimento de doenças e distúrbios alimentares.
Produtos Especiais que são ofertados nas Unidades de Ensino:
- Leite de Soja em Pó
- Achocolatado em Pó Diet
- Arroz Integral
- Adoçante Sucralose
- Adoçante Forno e Fogão Sucralose
- Biscoito Cookies sem Glúten e sem Lactose
- Biscoito Polvilho sem Glúten e sem Lactose
- Biscoito Integral
- Biscoito Cream Cracker sem Glúten e sem Lactose
- Pão Integral
- Pão sem Glúten e sem Lactose
- Farinha sem Glúten
- Geleia de Fruta Diet
- Gelatina Diet
- Cereal Matinal sem Glúten e sem Lactose
- Iogurte Diet
- Iogurte de Soja
- Macarrão Integral
- Macarrão sem Glúten
- Óleo de Girassol
- Mistura para Bolo Diet
- Mistura para Bolo sem Glúten e sem Lactose
- Leite de Arroz em Pó
- Pó para Bebida à Base de Soja (Shake)
- Leite em Pó Desnatado
- Leite Zero Lactose
- Requeijão Zero Lactose
Além dos alimentos especiais são ofertados produtos da agricultura familiar, entre os quais estão os alimentos orgânicos.
Tecnologia do Blogger.