Festival de linguagem eletrônica abre o Sesi Arte Galeria


Inédito no Espírito Santo, o FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica marca a inauguração do Sesi Arte Galeria. A principal mostra de arte e tecnologia da América Latina chega em terras capixabas trazendo a possibilidade de interação entre as obras e visitantes.

Batizada de FILE Vitória 2017: Toque Aqui, a mostra permite a experimentação de diversas sensações, por meio de dispositivos em realidade virtual, com e sem uso de óculos 3D, realidade aumentada, instalações e objetos físicos. São oito instalações, quatro games e 20 animações produzidas por artistas de 15 países, incluindo o Brasil.

O artista plástico, Ricardo Barreto, curador do FILE, disse que a ideia é que as pessoas experimentem diversas sensações com as obras. “A tecnologia possibilita agora que as pessoas deixem de ser meras expectadoras para se divertirem com a arte. Elas podem mexer e adentrar as obras dessa exposição, que é totalmente interativa”, disse.

Um exemplo disso é a obra ADA, de karina Smigla-Bobinski: um globo transparente cheio de gás hélio, que flutua livremente pela sala. Com pontas de carvão, deixa marcas nas paredes, teto e piso, de forma aleatória, mas impulsionado pelas pessoas. Outra obra colaborativa é The Flooor, de Hakan Lidbo e Max Bjorverud. Trata-se de um instrumento musical tocado com os pés, que pode produzir até 68 bilhões de combinações de sons por meio da interação de seis grupos diferentes de instrumentos. 

 A exposição de abertura destaca o caráter inovador do Sesi Arte Galeria. O novo espaço, com aproximadamente 800 m2, tem como objetivo aproximar o setor industrial do cultural, bem como promover o acesso do trabalhador da indústria às diversas formas de arte. O superintendente do Sesi-ES, Luis Carlos Vieira, afirma que o Sesi Arte Galeria será um espaço gratuito destinado a toda a população. “A proposta é que o espaço seja multiuso, com diversas manifestações artísticas, voltado para a comunidade em geral e totalmente gratuito”, afirmou.

Sobre o FILE
Reconhecido como o mais importante evento de arte eletrônica da América Latina, o festival tem promovido, ao longo de 18 anos, exposições, oficinas e encontros com o objetivo de provocar o debate sobre a relação entre arte e tecnologia. Além da mostra organizada anualmente em São Paulo, que atrai dezenas de milhares de visitantes, realiza exposições no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, São Luís e, a partir de agora, em Vitória. 

Serviço
FILE Vitória 2017: Toque Aqui
Local: Sesi Arte Galeria (Av. Nossa Senhora da Penha, 2053, térreo – Ed. Findes, Santa Lúcia – Vitória)
Período: 18 de abril a 11 de junho
Visitação: de terça a domingo, das 10 às 20 horas
Entrada gratuita
Mais informações: file.org.br 

Tecnologia do Blogger.