Grupo Z leva espetáculo “Vizinhos” ao palco do Teatro Carlos Gomes


Um dos últimos trabalhos do Grupo Z de Teatro, Vizinhos estreou em Vitória no final de 2014 e emendou curtas temporadas no início de 2015, com todas as sessões lotadas, incluindo sessões extras. Após dois anos de pausa em que o grupo se dedicou a outros projetos e espetáculos - como Pentagrama, a retomada da circulação de Insone e de O Grande Circo Ínfimo, apresentações de Olhos de Ver, além do solo de Ivna Messina pelo projeto “Isso não é flamenco”, Bom Sujeito -, Vizinhos volta à cena com força total e previsão de nova temporada na sede da companhia. O grupo abre sua agenda de apresentações com uma curtíssima temporada da peça no Teatro Carlos Gomes no fim de semana que vem, 29 e 30 de abril (sábado e domingo), com lugares limitados. As apresentações fazem parte do Edital de Ocupação do Teatro Carlos Gomes, viabilizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O espetáculo, que conta com seis atores em cena e tem dramaturgia e direção de Fernando Marques, trata da relação entre dois homens solitários que moram lado a lado e, a princípio, se conhecem apenas pelos rotineiros cumprimentos de elevador. Quando alguns acontecimentos banais vão colocando os dois em contato, aproximações e resistências são postas em jogo e ambos vão sendo desvelados, aos poucos, aos olhos do público – e, talvez com isso, também um pouco da maneira de lidarmos com o outro e, sobretudo, com as distâncias criadas entre nós e quem está próximo.

Sediado em Vitória, o Grupo Z de Teatro completa 20 anos de existência este ano e privilegia, além da montagem de espetáculos, a pesquisa de linguagens que dão forma à sua identidade. Dentro dessa proposta, três linhas têm marcado sua trajetória: o trabalho em espaços diversos; o corpo do ator; o desenvolvimento de dramaturgia própria. Além das apresentações de espetáculos de seu repertório, atualmente, o grupo executa a montagem de “A Fuga”, que tem previsão de estreia para setembro deste ano.

Serviço 
Espetáculo Vizinhos, do Grupo Z de Teatro
Data: 29 e 30 de abril
Horário: sábado às 20h; domingo às 19h
Local: Teatro Carlos Gomes – Praça Costa Pereira, Centro, Vitória
Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada)
Classificação: 12 anos 
Tecnologia do Blogger.