Câncer tem cura. Previna-se

Hospital Jayme Santos Neves é recomendado ao grau máximo de acreditação nacional

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, foi recomendado para o certificado ONA nível III. O anúncio foi feito na última quinta-feira (30), depois de quatro dias intensos de avaliações. Na cerimônia, realizada no auditório do hospital, gestores e profissionais da área técnica comemoraram entre lágrimas, sorrisos e muitos aplausos.
“Estamos caminhando para o reconhecimento máximo, em nível nacional. O certificado ONA nível III significa que a instituição prima pela segurança do paciente, interação dos processos, gerenciamento de resultados e pelo desenvolvimento de melhorias contínuas”, destacou o diretor-geral da unidade, Rogerio Griffo.
Seis auditores da Organização Nacional de Acreditação (ONA) percorreram todos os setores do hospital verificando fluxos, estrutura física e qualidade dos serviços prestados, além de requisitos específicos do grau requerido, como melhoria contínua e maturidade institucional. Os processos foram verificados, item por item, e foi analisada a comunicação entre as áreas.
“Eles foram extremamente minuciosos, conseguiram visualizar como os fluxos acontecem e de que forma o paciente pode ser atendido por vários setores ao mesmo tempo. Só que para esse grau requerido eles foram além, e precisamos mostrar de que forma a instituição trabalha a continuidade. Não basta garantir um atendimento de qualidade, é preciso demonstrar o que fazemos para melhorar ainda mais”, relatou a gerente do Escritório da Qualidade do Hospital Dr. Jayme, Tatiana Furtado.
Segundo a auditora líder, Marta Rodrigues, a instituição alcançou os objetivos propostos e destacou algumas ações que chamaram atenção ao longo do processo de auditoria. “Gostaria de destacar o envolvimento de todos os colaboradores, ficou nítida a vontade de crescer de vocês. Outro ponto que nos chamou atenção foram as ações sociais, vocês estão de parabéns em trabalhar a humanização e o envolvimento da comunidade”, lembrou Marta para um auditório lotado.
Ao final das explanações, a auditora líder anunciou que o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves seria recomendado ao nível III da ONA – Acreditado com Excelência. O próximo passo é aguardar a homologação do certificado, o que deve ocorrer em 30 dias. 
No Espírito Santo, apenas seis instituições de saúde possuem acreditação ONA nível III, dentre essas o Hospital Evangélico de Vila Velha, uma instituição filantrópica que tem como mantenedora a Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes), mesma organização que administra o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. Na história capixaba, nenhum hospital público conquistou esse nível acreditação.
“Ser recomendado ao título de ‘Acreditado com Excelência’ não foi uma tarefa fácil, muito pelo contrário, foram quatro anos de muito trabalho e empenho das equipes. Essa recomendação é um presente ao povo capixaba, que tem a garantia de ser atendido em um hospital que preza por qualidade, segurança e melhoria contínua dos processos”, afirmou o médico Eric Teixeira Gaigher, diretor técnico do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves.
Tecnologia do Blogger.