João Neiva adere ao novo modelo de atendimento integral à saúde


A população de João Neiva passa a contar com um novo modelo de atendimento integral à saúde, que visa melhorar a qualidade de vida. É a Rede Cuidar. A reunião para a implantação do projeto na região central, composta por 18 municípios, foi realizada, nesta quinta-feira (20), em Linhares, com a participação da secretária municipal de saúde Cristina Guimarães e do secretário de estado da saúde Ricardo de Oliveira. Entre os principais benefícios para o usuário estão a redução do tempo de espera e a realização de consulta e exames no mesmo local, o que torna o atendimento mais resolutivo.
A Rede Cuidar vai ampliar a oferta de consultas e exames e integrar as equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região. Esta integração vai garantir a interação entre os especialistas da Unidade de Cuidado Integral à Saúde e os profissionais das Unidades Básicas de Saúde para a discussão dos casos.
Com o novo modelo, o cidadão será atendido mais próximo de sua casa, evitando assim longos deslocamentos através da descentralização do atendimento. O acolhimento será feito por uma equipe multiprofissional e o paciente sairá com um plano de cuidado integral à saúde, com orientações sobre alimentação saudável e prática de atividades físicas, além do incentivo ao autocuidado com a saúde.
A implantação da Rede Cuidar faz parte do Programa Prioritário de Governo “Ampliação e Modernização da Rede de Saúde”, que prevê a implantação de cinco Unidades de Cuidado Integral à Saúde nas quatro regiões do Estado. As Unidades estão localizadas em Nova Venécia, Linhares, Guaçuí, Pedra Azul e Santa Teresa.
Para a implantação de cada Unidade de Cuidado Integral à Saúde da Rede Cuidar foram investidos aproximadamente R$ 5,3 milhões em obras e equipamentos, com recursos do BNDES.
Tecnologia do Blogger.