Câncer tem cura. Previna-se

Outono também pede cuidado com o corpo

O outono chegou e, aos poucos, a temperatura vai caindo. Em dias mais frios é natural que as pessoas deem preferência a alimentos que aquecem o corpo, como caldos e sopas, ou a outros ricos em carboidratos, que são mais calóricos. Sem contar que o ânimo para fazer exercício pode diminuir. Segundo a referência técnica da Vigilância Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a nutricionista Lívia Mannato, essa é uma tendência natural do organismo, por isso mesmo é bom se manter vigilante.


A nutricionista explica que em dias mais frios o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal, já que a temperatura ambiente está mais baixa. Assim, o corpo trabalha mais para se aquecer, gerando um gasto maior de energia. “Não se trata apenas da maior necessidade de nutrientes. Nesta época, há um impulso por alimentos mais calóricos, principalmente ricos em carboidratos, que são rápidas fontes de energia. Portanto, trata-se não só da necessidade de repor energia, mas de um desejo por estes alimentos que geram um conforto gastrointestinal”, detalhou.

Ainda segundo a nutricionista, não existem alimentos que estimulem a prática de atividade física, mas alguns condimentos e bebidas, como pimenta, gengibre, canela, chá-verde e café, ajudam a acelerar o metabolismo e a aumentar a temperatura do corpo, por isso, podem ser bons aliados nos dias mais frios.

Lívia afirma que é importante criar bons hábitos por meio da força de vontade, visando aumentar a disposição e melhorar a saúde e a qualidade de vida. Além disso, a referência técnica da Vigilância Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado da Saúde defende que é importante praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável durante todo o ano.

Bebidas

De acordo com a nutricionista, os chás termogênicos podem ser utilizados em qualquer época do ano, mas tomá-los quentinhos, nos dias frios, tem um sabor especial. A nutricionista Lívia Mannato explica que esse tipo de chá tem a capacidade de promover o aumento da temperatura corporal e estimular o metabolismo. Mas é preciso ter cuidado, pois o metabolismo acelerado pode provocar aumento dos batimentos cardíacos, tremor, pressão alta e insônia.

Pessoas hipertensas, gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças e idosos, por exemplo, podem não se beneficiar desse tipo de chá. Portanto, para evitar algumas complicações, a referência técnica da Vigilância Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado da Saúde orienta que a pessoa busque orientação profissional antes de utilizar bebidas termogênicas.


Para esquentar nos dias frios (consulte um profissional antes de ingerir bebidas termogênicas)

Ingredientes:
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 canela em pau
1 colher de chá de cravo

Modo de preparo:
Em 300 ml de água, ferva por 5 minutos a canela com os cravos. Em seguida, desligue o fogo e acrescente o gengibre ralado. Abafe por 10 minutos e retire, posteriormente, as partes sólidas.
Tecnologia do Blogger.