Câncer tem cura. Previna-se

Projeto Viver Saúde leva informação para a comunidade de Boa Vista

Este projeto de extensão é realizado por alunos dos cursos de Fonoaudiologia, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Farmácia. E as ações são realizadas através de mutirões em escolas públicas da região. “A cada ação é abordado um tema como alimentação saudável ou saúde bucal infantil, por exemplo, sempre de acordo com a necessidade da comunidade”, diz a coordenadora do projeto,  a professora Alessandra Salles Machado.

Esta é uma ação geral de saúde, não especifica de cada curso. Atualmente são 30 alunos envolvidos no projeto. “Este é um projeto de saúde, de acordo com o tema abordado os professores treinam os alunos para a realização do atendimento, e com isso formamos uma equipe multidisciplinar”, frisa a coordenadora.

Como funciona?
Todas as sextas-feiras a tarde a equipe do Viver Saúde vai à escola municipal vizinha ao Campus da UVV onde são atendidas nove turmas de crianças de seis a 11 anos. “Realizamos as ações, com palestras, oficinas e exposições, depois retornamos à Universidade para planejar a ação da próxima semana de acordo com as sugestões e necessidades da comunidade”, declara a professora Livia Lima.

A professora explica ainda que como novidade para este ano estão sendo elaboradas ações onde serão convidados a participar do projeto idosos moradores da região. “A ideia é promover uma troca de experiências, onde os idosos poderão interagir com as crianças, relatar um pouco de suas experiências e também ensinar algumas atividades como crochê e culinária. Trabalhando com o idoso e com as crianças, essas duas pontas se tornam multiplicadores e com isso a nossa mensagem consegue chegar a muito mais pessoas, reforça.

Sustentabilidade
A comunidade e o Viver Saúde levarão para os alunos o tema Sustentabilidade e Saúde, estão sendo organizadas ações onde o tema será abordado de várias formas. “Devido a um problema local de descarte irregular de lixo próximo a escola, serão tratados assuntos como da importância do descarte correto, onde os alunos vão aprender a fazer a coleta seletiva do lixo e qual a importância desta ação. Inclusive, nesta sexta-feira (28) será realizada a oficina de coleta seletiva.

Tecnologia do Blogger.