Varizes: mitos e verdades


Salto alto, cruzar as pernas, anticoncepcional. Será que são essas as causas das varizes? Temidas pelas mulheres, esses vazinhos são veias dilatadas e tortuosas que, normalmente aparecem em pessoas após os 35 anos. Mas a idade não é o fator predominante para o aparecimento das chamadas “arainhas” nas pernas, pois a genética também influencia e pode adiantar esse processo. De acordo com o angiologista Drauzio Oliveira, hábitos simples podem evitar ou ser o fator para desenvolver as varizes.

O especialista comenta que a principal função das veias é bombear o sangue de volta para o coração. Digo sempre que a panturrilha é uma espécie de coração das pernas, porque as veias que se encontram nessa região tem o fundamental papel de bombear de volta o sangue que as artérias mandaram. O surgimento das varizes se dá por conta da dilatação nas veias que podem acontecer por vários motivos: obesidade, ficar muito tempo em pé, entre outros.

O angiologista Drauzio Oliveira diz que  hábitos simples
 podem evitar ou ser o fator para desenvolver as varizes
Drauzio revela que muitas pessoas pensam que a depilação pode causar varizes. “É um mito, porque isso não é a causa em si, mas pode causar vasinhos superficiais nas pernas. Porem, isso acontece somente no primeiro ano, depois isso não ocorre mais”, ressalta o angiologista que ainda lembra que o anticoncepcional tem, em sua composição, dois hormônios: estrogênio e progesterona. O uso desse método anticonceptivo altera as doses de hormônios no corpo das mulheres e, quem já tem uma predisposição genética à trombose, pode sim desenvolver varizes. Por isso é tão importante ir regularmente ao ginecologista para avaliar qual método contra conceptivo é mais adequado, além de relatar todo histórico familiar.

Já o salto contrai a panturrilha e isso prejudica a circulação e pode sim causar varizes, mas isso não é uma causa isolada, porque a pessoa precisa ter uma pré-disposição genética. O excesso de peso e o uso frequente também é outro fator que pode causar esse mal. Eu recomendo saltos de dois centímetros para mulheres que usam esse tipo de calçado diariamente.

“A gravidez é a maior responsável pelo aparecimento das varizes nas mulheres. Isso acontece porque a progesterona, hormônio que aumenta nesse período, faz com que as veias de todo o corpo fiquem mais dilatadas. Outro fator de que influencia o aparecimento das varizes é hiperfluxo de sangue nas veias uterinas e ovarianas, porque a alta pressão das artérias faz com que elas fiquem sobrecarregadas”, aponta Drauzio Oliveira. O recomendado para minimizar esse problema é o uso das meias de compressão a partir do segundo mês de gestação, porque ajudam a fazer com que esse sangue da região das pernas circule com maior facilidade e diminui o risco de ter vasinhos. O ideal é usar essas meias durante todo o dia.

Mas um mito comum entre as mulheres é de que cruzar as pernas contribui para o aparecimento das varizes, porque esse ato não contribui para o aparecimento das veias dilatadas, mas ficar muito tempo sentada na mesma posição é que pode ser o fator prejudicial. O angiologista orienta que, para evitar isso, faça pausas durante o dia e dê alguns passos onde estiver.

Como evitar as varizes:
Uma boa alimentação é responsável pela prevenção de várias doenças, ainda mais se for associada aos exercícios físicos. Comer aves, peixes, carnes magras, alimentos provenientes do leite, fibras, legumes, verduras, ovos e óleos vegetais de boa qualidade ajudam às mulheres a fugirem desse vilão. Mas é preciso moderar no consumo de chocolate, ele faz o trabalho reverso e ajuda no aparecimento das varizes.

“Além disso, mexer o corpo e fugir do sedentarismo é o melhor remédio para prevenir o aparecimento das varizes. Os exercícios aeróbicos são os mais recomendados. Correr, nadar, pedalar, caminhar e, para espanto de muitas, subir escadas também ajudam a diminuir os riscos, pois melhora o retorno do sangue das pernas ao coração”, recomenda Drauzio.

Outra dica é, ao deitar, colocar algumas almofadas debaixo das pernas ou ficar com as pernas para cima durante alguns minutos por dia ajuda sim a evitar as varizes, porque isso contribui para que o sangue circule melhor e as veias não fiquem sobrecarregadas. Isso é recomendado para quem passa muito tempo de salto, em pé ou na mesma posição.
Tecnologia do Blogger.