Atividades educativas vão marcar Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A próxima quinta-feira, 18, é lembrada como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. E nesta data, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), irá promover uma série de atividades educativas com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema.
As ações acontecerão na Praça São João Batista, no centro de Aracruz, das 8h30 às 16h30. A programação conta com distribuição de panfletos e orientações ao público durante todo o dia. O Grupo de Teatro do Centro de Convivência dos Idosos também participará da campanha, com apresentação de uma peça cênica.
Tendo uma flor como ícone, a campanha possui o intuito de alertar sobre casos de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes. “É uma forma de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa”, explica a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Rosilene Filipe dos Santos.
A data
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu carbonizado seis dias depois e os seus agressores nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.
Denúncias Ajude na proteção de crianças e adolescentes denunciando qualquer prática de abuso ou violência sexual. As denúncias podem ser feitas de forma sigilosa, através do Disque 100, Conselho Tutelar de Aracruz ou na delegacia de crianças e adolescentes. Violência sexual é crime.
Confira os telefones para denúncia:
Conselho Tutelar – Sede: 27 3270 7442/ 9 9852 7537
* Conselho Tutelar – Orla: 27 3270 7441
Delegacia: 27 3270 7090
Serviço:
“Dia D” Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Quando: 18 de maio, quinta-feira, das 08h30min às 16h30min
Onde: Praça São João Batista (Praça da Igreja Matriz)
Programação
08h30 - Abertura, distribuição de panfletos e orientações
09h30 - Apresentação do Grupo de Teatro do Centro de Convivência dos Idosos.
12h00 - Fechamento das atividades matutinas e intervalo para almoço
13h00 - Abertura das atividades do período vespertino com distribuição de panfletos e orientações
14h30 - Apresentação do Grupo de Teatro do Centro de Convivência dos Idosos.
16h30 - Fechamento do dia D de Aracruz no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Tecnologia do Blogger.