Câncer tem cura. Previna-se

Defesa Civil: inscrições para voluntários ainda estão abertas

Os moradores de Vitória que desejam participar do curso de capacitação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) ainda têm a oportunidade de se inscrever até o dia 17 de maio, através do formulário on-line ou na própria sede da Defesa Civil Municipal, que fica no 9º andar do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Enseada do Suá (veja no mapa). 
Até o momento, 150 pessoas já estão inscritas. O curso tem o objetivo de prevenir acidentes e desastres em áreas de risco e ajudar os voluntários a realizar os primeiros atendimentos em situação de emergência ou calamidade. O curso terá início no dia 18, na Casa do Cidadão, em Itararé, com conclusão no dia 26 de agosto.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Jonathan Jantorno, explicou qual é a importância da formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil. "Os núcleos possuem um importante papel nas áreas de risco. Os voluntários são os olhos da Defesa Civil nas comunidades".

Reflexão


Os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil têm por objetivo envolver as comunidades situadas em áreas de risco no processo de reflexão sobre a realidade dos riscos, incentivando a construção de uma consciência coletiva acerca da preservação do meio ambiente local, sob a ótica da minimização dos desastres.

Após a conclusão do curso, os novos voluntários poderão atuar junto aos Nupdecs em ações preventivas e de monitoramento nas áreas de risco da capital, bem como auxiliar a Defesa Civil em situações de emergências:
* Sinalização e evacuação de áreas de risco;
* Campanhas de doação;
* Simulados de preparação para o desastre;
* Acionamento dos órgãos públicos para o atendimento da ocorrência.

Programação

1º Módulo: Conhecendo a Defesa Civil e papel do voluntariado
Data: 18 de maio
Local: Casa do Cidadão
Horário: 18h30
2º Módulo: Risco geológico
Data: 22 de junho
Local: Casa do Cidadão
Horário: 18h30
3º Módulo: Risco estrutural
Data: 20 de julho
Local: Casa do Cidadão
Horário: 18h30
4º Módulo: Primeiros socorros e combate a incêndios
Datas: 19 de agosto e 26 de agosto
Local: Corpo de Bombeiros
Horário: das 9 às 12 horas
Tecnologia do Blogger.