Fumacê inicia novo ciclo de combate a mosquitos em 14 bairros

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) preparou um novo cronograma de aplicação de UVB pesado para combater os mosquitos em Vitória. 
O carro fumacê vai percorrer 14 bairros neste mês, selecionados a partir dos casos notificados de dengue, zika, chikungunya e febre amarela, bem como mais demandas recebidas através do Fala Vitória 156. A aplicação acontece de madrugada, das 3 às 6 horas.
Os bairros Santo Antônio e Ariovaldo Favalessa foram os primeiros atendidos. Os próximos a receber o fumacê são Gurigica, Consolação e Horto, nesta terça (9). Veja o itinerário.
O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos em todos os bairros de Vitória, com a realização de vistorias, limpeza, tratamentos biológicos, monitoramento da população de mosquitos Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em Ultra Baixo Volume (UBV), método conhecido como fumacê.
Foto: André Sobral

Tratamento e cuidados


Além dessas ações, a Prefeitura realiza o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos silvestres e comuns com aplicação de larvicida biológico e faz visitas domiciliares, por meio dos agentes de combate à dengue.
Como o mosquito da dengue tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, os moradores também podem ajudar a prevenir a dengue. Basta adotar hábitos dentro de casa, como desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas. Confira o checklist de orientação.
Tecnologia do Blogger.