Câncer tem cura. Previna-se

SAAE Aracruz alerta população quanto ao rodízio de água

Devido à falta de chuvas na região, o nível de água do rio Piraquê-Açu, que abastece a sede, está abaixo do desejado. Em função disso, o SAAE orienta a população que se conscientize para economizar água, evitando assim um possível rodízio na sede, o que já acontece no distrito de Guaraná. Já nas localidades de Jacupemba, Santa Cruz e Santa Rosa, estas também se encontram em estado de alerta.
Todos podem cooperar para que a situação não piore. Para isso basta economizar água em ações bem simples como nas descritas abaixo:

1- Tome banhos mais rápidos. Cada minuto a menos no chuveiro pode evitar o desperdício de 23 litros de água, dependendo do chuveiro.
2- Se você tem uma torneira pingando, conserte‑a logo – o desperdício de água pode chegar a 2.000 litros por mês. Não tente apertar mais a torneira, pois isto desgastará a arruela e agravará o vazamento.
3- Sempre que abrir uma torneira e esperar a água ficar quente, guarde a água fria numa jarra ou balde e use-a para regar as plantas, encher o bule ou qualquer outra finalidade. Você pode economizar água(cerca de 4 litros) a cada vez que fizer isso
4- Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou se barbeando. Uma torne aberta pode desperdiçar até 15 litros por minuto.
5- Se tiver a opção, use a meia-descarga no banheiro, sempre que for apropriado. Você pode economizar água (cerca de 8 litros) por descarga.
6- Só use a máquina de lavar na capacidade total. A redução do número de lavagens pode economizar grande quantidade de água – modelos com abertura superior chegam a usar 240 litros por lavagem.
7- Não use a lava-louças com poucas peças. Cada ciclo de lavagem evitado representa uma economia de até 50 litros.
8- Ao lavar a louça manualmente, enxágue os pratos na pia cheia de água em vez de sob a torneira. Você pode economizar até 15 litros por minuto.
9- Lave frutas e verduras em uma bacia com água ou na pia cheia até a metade em vez de sob a torneira. Isso pode reduzir o consumo de água em mais de 30 litros a cada vez.
10- Ao lavar o carro, use balde e esponja no lugar da mangueira. Se utilizar apenas seis baldes, a economia chegará a 150 litros por lavagem.
Tecnologia do Blogger.