Santa Leopoldina - Mais de 100 produtores podem ser beneficiados com o Reflorestar


Mais de 100 produtores da Bacia de Mangaraí que têm conservadas matas e nascentes, ou que desejam recuperar áreas verdes e hídricas em suas propriedades poderão ser beneficiados financeiramente pelo Programa Reflorestar, do governo do Estado. A boa notícia foi dada na última quinta-feira (25), durante a reunião com representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e o Bandes. 

Para participar do Programa, o produtor interessado deve realizar um cadastro no site: www.seama.es.gov.br/programareflorestar . As inscrições também podem ser feitas na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente ou no escritório do Incaper, ambos estão localizados na Rua Bernardino Monteiro, Centro. 

Responsável pelo Programa Reflorestar, Marcos Sossai, apresentou aos moradores as condições para que eles possam ser inseridos no projeto e destacou que a região da Bacia de Mangaraí é prioridade no desenvolvimento do Reflorestar e que Santa Leopoldina terá o maior número de beneficiados entre os municípios capixabas. 

“Muitos proprietários já fazem a conservação de matas e nascentes em suas propriedades. Outros buscam apoio no Programa para recuperar áreas degradadas, retornar com a produção de água. E através do Reflorestar, o governo do Estado quer oferecer condições para que isso seja possível”, disse. 

Durante a sua fala, o prefeito Vavá Coutinho destacou que um estudo recente realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, apontou Santa Leopoldina entre os quatro municípios capixabas que mais preservaram a mata atlântica, entre 2014 e 2015. Vavá ainda citou a importância da preservação das nascentes e os cuidados com os rios e córregos do nosso município. 

O diretor da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Anselmo Tozi, elogiou a parceria entre a Prefeitura de Santa Leopoldina, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e o Incaper, no apoio as ações do Programa Reflorestar. Ele também destacou a importância que tem a região de Mangaraí na produção e conservação da água, e citou outro projeto importante para a região: o Rio Mangaraí. 

O PROGRAMA 
O Programa Reflorestar é uma iniciativa governamental, cujo desenvolvimento foi iniciado no ano de 2011, fruto do alinhamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA) e da Secretaria Estadual de Agricultura, Aqüicultura e Pesca (SEAG). 

O objetivo é a ampliação da área de Mata Atlântica no Espírito Santo em 80 mil hectares até 2018, conforme metas almejadas pelo Governo do Estado no Planejamento Estratégico 2015/2018. 

OBJETIVOS DO PROGRAMA 
O principal objetivo do Programa Reflorestar é manter, recuperar e ampliar a cobertura florestal, com geração de oportunidades e renda para o produtor rural, através da adoção de práticas de uso amigável dos solos.
Tecnologia do Blogger.