Shakira lança novo álbum dia 26 de maio: "EL DORADO" inclui os hits "Me Enamoré", "Chantaje" e "La Bicicleta"


O novo álbum de inéditas de Shakira entrou ontem, 15, em fase de pré-venda. Com um repertório de 13 faixas, “El Dorado” já é considerado o álbum mais aguardado do ano e tem data de lançamento marcada para 26 de Maio. Junto à pré-venda, a cantora também estreou o videoclipe de “Me Enamoré”, dirigido pela artista em parceria com Jaume Laiguana.

De acordo com a lenda colombiana, a cidade dourada de El Dorado guardava tesouros imensuráveis, e muitos passaram anos em sua procura. Nesse espírito, Shakira tem tesouros escondidos em todo o mundo. Ontem, fãs em seis continentes participaram de uma gincana para encontrar as faixas do repertório do novo álbum em poucas horas e em mais de 900 locações.

Até agora, o álbum já trouxe quatro grandes hits. O sucesso começou com “La Bicicleta”, uma mistura de urban music com o vallenato colombiano em parceria com Carlos Vives. A faixa ocupou durante 25 semanas o topo da parada latina de airplay da Billboard, obteve mais de 600 milhões de streams e foi vencedora de 2 Grammy Latinos por “Gravação do Ano” e “Música do Ano”. A faixa foi seguida pela sensual “Chantaje”, com participação de Maluma - mais de 1,1 bilhão de visualizações no Youtube, é um dos maiores hits latinos da história da plataforma. A música também chegou ao topo do airplay latino da Billboard e foi certificada como platina tripla no Brasil.

Presentando os fãs com uma bachata sensual, Shakira lançou em seguida o single “Deja Vu”, com Prince Royce, que chegou ao número 1 da parada de músicas tropicais da Billboard. Seu mais recente single, “Me Enamoré”, que conta a história de amor da cantora com o jogador Gerard Piqué, rapidamente se tornou um grande hit chegando ao Top 5 da parada de músicas pop latinas da Billboard.

Completam o repertório de “El Dorado” as faixas “Nada”, “Amarillo”, “Perro Fiel” com Nicky Jam, “Trap” com Maluma, “Comme Moi” com a francesa Black M e “Toneladas”. El Dorado também tem três músicas em inglês: “When a Woman”, “Coconut Tree” e “What We Said”, com a banda canadense Magic!.

A capa do álbum foi criada por Jaume Laiguana, um colaborador de longa data de Shakira e diretor dos videoclipes de “La Bicicleta” e “Chantaje”.

“El Dorado” é o primeiro álbum em espanhol de Shakira desde “Sale El Sol”, lançado em 2010, e o primeiro de estúdio desde o LP “Shakira”, de 2014. Com o novo projeto, Shakira enriquece seu legado musical e reafirma seu status de ícone global.

Sobre Shakira:
Ao longo de sua carreira, a cantora e compositora colombiana Shakira vendeu mais de 60 milhões de álbuns em todo o mundo e já recebeu diversos prêmios, incluindo dois Grammys, oito Grammys Latinos, além de ter sido vencedora em premiações como World Music Awards, American Music Awards e Billboard Music Awards. Ela é a única artista da América do Sul a ter uma música no número 1 nos Estados Unidos, e foi responsável por quatro dos 20 hits mais bem-sucedidos da última década.

Aos 18 anos, ela criou a fundação Pies Descalzos, que atualmente colabora com a educação e alimentação de mais de 6 mil crianças carentes na Colômbia e sem se expandindo para outros países, incluindo projetos recém-lançados no Haiti e África do Sul. Em outubro de 2011, Shakira foi nomeada membro da Comissão para Excelência Educativa dos Hispânicos do então presidente dos Estados Unidos Barak Obama. Shakira atuou como treinadora nas temporadas quatro e seis do programa de TV The Voice. Seu décimo álbum de estúdio “Shakira” foi lançado em 2014, trazendo hits como “Can’t Remember To Forget You”, com Rihanna, e “La La La (Brazil 2014)”, que a cantora apresentou na final da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Em 2016, ela estrelou a animação da Disney Zootopia, dublando a personagem Gazelle e contribuindo para a trilha sonora com “Try Everything”. Em junho, ela lançou “La Bicicleta” com o conterrâneo Carlos Vives, que quebrou recordes na Colômbia quando ocupou o primeiro lugar do iTunes por 18 semanas, além de ter ficado por 13 semanas no primeiro da Espanha e chegado ao topo da parada latina do iTunes nos Estados Unidos. O vídeo, gravado nas cidades de origem dos dois artistas – Barranquilla e Santa Marta – tem mais de 900 milhões de visualizações na VEVO. Ela foi sucedida por “Chantaje”, com Maluma, que já chegou a mais de 1,1 bilhão visualizações no Youtube e é um dos maiores hits latinos da história da plataforma.
Tecnologia do Blogger.