Câncer tem cura. Previna-se

Tecnologia da Ford detecta pedestres

O Fusion 2017, a venda na Contauto, conta com o Sistema Autônomo de Detecção de Pedestres

A tendência mundial aponta para os carros autônomos, mas enquanto eles não chegam às ruas diversos recursos já estão disponíveis em muitos modelos da Ford, que investe em tecnologia semiautônoma e de assistência nos chamados carros inteligentes.

Um exemplo dessas novas tecnologias é o Assistente Autônomo de Detecção de Pedestres, presente no Fusion 2017. Como o nome já diz, ele detecta pedestres à frente do Fusion2017-DetectorPedestres-1veículo, inclusive, em ambientes com pouca luz. O sistema funciona com luzes de led na cor vermelha projetadas no para-brisa e com avisos sonoros alertando o motorista. Caso eles sejam ignorados pelo condutor, o veículo então aciona automaticamente os freios, evitando a colisão contra o pedestre.


“Para funcionar adequadamente, o recurso conta com uma central de processamento de imagens de alto desempenho e um banco de dados que faz o automóvel ser capaz de diferenciar pedestres de objetos, como sinais de trânsito e até árvores”, explica o gerente de Pós-Vendas da Contauto, Jovani Lazzarini.

Ele destaca os investimentos da montadora em tecnologias que garantem mais segurança aos veículos, mas principalmente, para o condutor, passageiros e pedestres. “As funcionalidades garantem uma direção segura e menos estressantes e cinco destas tecnologias estão presentes em carros da Ford vendidos no País”, relata.

Mais tecnologia

O Novo Fusion revela vantagens em relação aos veículos do segmento sedãs premium. São quatro versões de acabamento, todas completas com equipamentos exclusivos para segurança, dirigibilidade e conectividade, sendo o primeiro da categoria a oferecer assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres. Oferece ainda piloto automático adaptativo com “stop and go”, que, quando acionado, acelera e freia automaticamente na aproximação de outro veículo; alerta de colisão com assistência de frenagem autônoma; além do sistema “start and go”, que desliga e liga o carro no trânsito para economia de combustível.

Outra novidade é o estacionamento de segunda geração, para vagas paralelas e perpendiculares. Em termos de conectividade, vem com o sistema SYNC 3 com tela de 8 polegadas, que permite, por comandos de voz, acesso a telefone, navegador, música, climatização e aplicativos, além de interface Apple CarPlay e Android Auto para smartphones.


A transmissão automática de seis velocidades é acionada pelo novo seletor E-shifter no console, mais elegante e funcional, no lugar da tradicional alavanca de câmbio. A lista de equipamentos inclui ainda sistemas de monitoramento de ponto cego, de permanência em faixa, e de detecção de cansaço; cintos de segurança traseiros infláveis; e controle eletrônico de estabilidade e tração, que garantem o padrão cinco estrelas de segurança. Para completar, a potência do motor 2.0 EcoBoost foi aumentada para 248 cv e ficou 7% mais econômico. O motor 2.5 Flex, de 175 cv, melhorou o consumo na mesma proporção.
Tecnologia do Blogger.