Tecnologias têm poder transformador no ambiente corporativo

A tecnologia tem poder para transformar a educação em todos os seus estágios, inclusive no ambiente profissional. É o que defende o mestre em Tecnologias Educacionais e CEO da LEO Brasil, Richard Vasconcelos, que faz palestra em Vitória no dia 21 de junho, durante o 28º Congresso Estadual de Gestão de Pessoas (CEARH), com o tema “Novas Tecnologias para Educação Corporativa”.

Uma boa alternativa para alcançar êxito, segundo ele, é investir na educação à distância. “Se a empresa tem, por exemplo, 10 mil funcionários espalhados pelo Brasil e vai lançar uma promoção na próxima semana, como consegue capacitar os seus vendedores a tempo? O ensino tradicional em sala de aula se torna um impeditivo e a única forma para que isso aconteça é por meio do ensino à distância”, ressalta.


No ambiente corporativo, a integração da educação e tecnologia tem outras vantagens. Uma delas é a motivação do colaborador que, muitas vezes, precisa aprender mais para evoluir na carreira. E há também o lado da empresa, que precisa de pessoas capacitadas e produtivas e precisa investir no treinamento e desenvolvimento de suas equipes.

Richard Vasconcelos diz que o próprio ensino superior utiliza muito a ferramenta como meio de reduzir custos e oferecer cursos a baixo custo, promovendo inclusão e ascensão social. Isso, sem citar os sites e os aplicativos disponíveis que ajudam as pessoas interessadas a estudar.

“São milhares de iniciativas e empresas investindo em tecnologia educacional. No entanto, a maior barreira para que esses recursos entrem na sala de aula continua sendo o professor. Ele continua ensinando da mesma maneira e não se adaptou às mudanças. Hoje, ao invés de entregar conhecimento, o profissional deve ensinar o aluno a aplicá-lo. É preciso atuar como um facilitador”, orienta o palestrante.

O professor, segundo Richard Vasconcelos, não pode gastar a sua aula repetindo o conteúdo que já existe e pedir para os alunos anotarem nos seus cadernos. “O dilema hoje é que temos professores do Século XX, ensinando para alunos do Século XXI e usando metodologias do Século XIX”, critica.

O 28º CEARH é uma realização da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Espírito Santo (ABRH-ES) e acontece nos dias 21 e 22 de junho, no Grand Hall Vitória, no bairro Santa Luíza. Na programação, palestras, workshops, painéis, rodas de conversa, e uma feira de negócios para apresentar as novidades nas áreas de Gestão de Pessoas e desenvolvimento humano. As inscrições podem ser feitas pelo site www.abrhes.com.br.
Tecnologia do Blogger.