Câncer tem cura. Previna-se

Vídeo produzido por usuários da rede de saúde mental será exibido no Sônia Cabral

Um vídeo que traz experiências sensoriais e cognitivas, evidenciando e valorizando das capacidades produtivas e criativas de pessoas em processo de transtorno mental. Este é o curta-metragem "Loucos por Cinema", que foi produzido em oficinas de cinema e cineclubismo por pacientes do Hospital Estadual de Assistência Clínica (HEAC) e do Centro e Atenção Psicossocial (CAPS) Moxuara.

O vídeo será exibido, nesta quarta-feira (10), às 14 horas, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória. No evento haverá um debate sobre a inclusão e os diagnósticos do transtorno mental com a psicanalista Renata Conde Vescovi, com o diretor do HEAC, Carlos Vieira, e o cineclubista Marcos Valério Guimarães.

O projeto é resultado das ações do programa Cultura na Saúde Mental – uma parceria  entre o Cineclube Lanterna Mágica, sob coordenação de Marcos Valério Guimarães e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) – que aconteceu entre novembro de 2015 e agosto de 2016.  O projeto, que segue em funcionamento, faz exibições de filmes, promove conversas e propõe momentos de criação audiovisual que agrega outras formas de arte, como literatura, desenho e pintura, estabelecendo como um espaço de realização da potencialidade destes pacientes. O projeto contou com apoio do grupo de pesquisas do Laboratório de Imagens da Subjetividade (LIS), do Programa de pós-graduação de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).


Projeto Cultura na Saúde Mental

O hospital HEAC (antigo Adauto Botelho) desenvolve há quatro anos, o projeto Cultura na Saúde Mental, que teve início com um show beneficente no Teatro Carlos Gomes com a participação da Filosofa e poetiza Viviane Mosé, e os artistas Kátia Rocha e Zé Renato.

Foram iniciados os trabalhos no HEAC com projetos contemplados nos editais de Circulação Cultural da Secult com apresentações de música e teatro, como o dos grupo Sol na garganta do Futuro, Sonoridade Barroca, Pode ser Emoriô, A cigarra e a Formiga, Fabrício Miyakawa e a Mesa, Andrea Ramos, CR3SH, Di Morais, etc.

Serviço:
Exibição do vídeo "Loucos por Cinema". + Debate
Local:  Palácio da Cultura Sônia Cabral, na Cidade Alta, Centro de Vitória.
Data: quarta-feira (10)
Horário: 14 horas.
Mais informações: 3636.7054
Tecnologia do Blogger.