5°BPM realiza operações de fiscalização do transporte escolar

Nestes últimos anos tem sido cada vez mais comum a presença de veículos de transporte escolar nas ruas da cidade. Considerados primordiais para garantir o acesso das crianças à educação, cada vez um número maior de pais tem requisitado este tipo de serviço.

Com o mercado em alta, vários profissionais da área tem oferecido um serviço seguro, eficiente e em consonância com a lei. Esta, porém, não é a realidade da totalidade destes profissionais, muitos destes tem se “aventurado” nesta área, prestando um serviço à margem da lei, utilizando veículos inseguros e motoristas sem o treinamento necessário, colocando alunos e outros atores do trânsito em risco.

É neste sentido que o 5° Batalhão da Polícia Militar, em parceria com o DETRAN/ES, tem realizado nos municípios de Aracruz, João Neiva, Fundão e Ibiraçú, uma série de Operações de Fiscalização do Transporte Escolar, visando garantir a segurança e o bem estar de nossas crianças, adolescentes e jovens.

As operações consistem na realização de blitz de trânsito específicas para transportes escolares (ônibus, micro ônibus, vans e outros). Nestas abordagens, além do caráter educativo, os veículos são vistoriados e os documentos (do veículo e do condutor) são conferidos. Os veículos em não conformidade com a legislação são autuados e impedidos de transportar alunos até a regularização do motivo impeditivo.

Comandadas pelo Chefe da Seção de Trânsito do 5°BPM e com apoio das guarnições locais dos municípios alvo, foram realizadas até o momento cinco operações, sendo elas:

  • Sede de Aracruz (Março 2017)
  • Coqueiral de Aracruz ( Março 2017)
  • João Neiva (Abril 2017)
  • Ibiraçú (Maio 2017)
  • Fundão (Junho 2017)

Estas ações resultaram na abordagem de mais de 72 veículos de transporte escolar e a aplicação de 79 Autos de Infração. As infrações mais comuns verificadas são a falta de documentos obrigatórios para a realização deste tipo de serviço e a utilização de acompanhantes não credenciados. Algumas situações graves também foram flagradas, como veículos sem cinto de segurança, pneus sem condições de uso (“careca”) e bancos mal fixados (“soltos”), situações que colocam alunos e profissionais em risco de acidentes.

Estas operações serão contínuas e estão em conformidade com o Plano de Comando apresentado pelo Comandante do 5° Batalhão, Ten Cel PM Gabriel Amâncio de Souza Porto, no último dia 02/06/2017, a diversas autoridades e representantes da comunidade, com o objetivo de melhorar continuamente o serviço prestado pela Polícia Militar a sociedade capixaba.
Tecnologia do Blogger.