Câncer tem cura. Previna-se

Espetáculo “Uma Viagem no Tempo” em Venda Nova do Imigrante

Como seria a vida no planeta se a água acabasse? Esse questionamento dá origem à narrativa central do espetáculo “Uma Viagem no Tempo” – do Grupo de Teatro Rerigtiba, de Anchieta – que cria um cenário futurista para abordar a temática de preservação da água e seu consumo consciente junto ao público infanto-juvenil. Após passar por Muqui, Aracruz, Alegre e Anchieta, o espetáculo chega, em Venda Nova do Imigrante, nesta sexta-feira (30), no Auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Todas as apresentações são gratuitas.

No palco, os personagens Morton e Madame Sofi, viajantes do tempo, retornam de uma aventura para buscar um tesouro guardado, encontram uma criança que não sabe sorrir vivendo num planeta árido e desértico. A dramaturgia, usando a água como recurso simbólico, no decorrer dos 50 minutos de espetáculo oferece à plateia uma aventura de magia, diversão e mistério.

Com direção e dramaturgia de Nieve Matos e com elenco formado pelas atrizes Sara Lyra, Welida Pontes e Marcelle Ludgero, o espetáculo estreou em agosto do ano passado, pelo Circuito Banescard, e foi contemplado com o prêmio de Circulação de Espetáculos de Artes Cênicas, com recursos do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 019/2016, aberto pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).


Novos parâmetros para a dramaturgia infanto-juvenil

Longe de personagens conhecidos do universo Disney, o texto de “Uma Viagem no Tempo” se propõe a contar uma história sem o apelo de produções comerciais já bastante exploradas. Segundo Nieve, a ideia era não repetir esse formato e trazer outros personagens que também são do nosso imaginário, como um mágico, uma velha que sabe tudo e a criança do futuro. “São coisas que também estão muito próximas da gente, mas tivemos um cuidado de não reproduzir algo que já é feito, que é lugar-comum e muito mercadológico. A proposta foi buscar um outro lugar de também fazer um trabalho de qualidade, que seja um entretenimento de qualidade para a criança, com essa questão pedagógica atrelada”, ressaltou a dramaturga, que usou outras obras da literatura e do teatro como referência e inspiração, a exemplo de “O Guia do Mochileiro das Galáxias” e “O Pequeno Príncipe”.

Sobre o Grupo de Teatro Rerigtiba
O Grupo de Teatro Rerigtiba, com sede na cidade de Anchieta, é um coletivo de artistas que se dedica à pesquisa da linguagem teatral nas suas diversas formas de expressão estética como forma de aprimorar seu ofício. Com 24 anos de existência, o grupo mantém um trabalho contínuo de investigação, produção, montagens e apresentações de espetáculos nos mais diversos estilos e técnicas. Também realizam Cursos, oficinas e workshops.


SERVIÇO:
Espetáculo de teatro “Uma Viagem no Tempo” do Grupo de Teatro Rerigtiba
Texto e direção de Nieve Matos / Classificação: Livre / Duração: 50 min.
- 30 de junho (sexta-feira), às 13h30, no Auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Venda Nova do Imigrante
Entrada gratuita
Tecnologia do Blogger.