Estudantes do projeto Acordes levam arte musical ao Centro Cultural Frei Civitella, em Cariacica


Levar a Arte e receber a Arte. Essa foi a experiência dos integrantes do projeto Acordes, que na última segunda-feira, 05, participaram de um evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no Centro Cultural Frei Civitella, em Cariacica.

Formado por alunos das escolas municipais Arthur da Costa e Silva e Laurinda Pereira do Nascimento, ambas em Cariacica, o projeto é uma iniciativa da ArcelorMittal Cariacica em parceria com a Fundação ArcelorMittal e a Prefeitura Municipal, com o objetivo de promover o desenvolvimento cultural e a inclusão social por meio do ensino da música.

Semanalmente, os estudantes recebem aulas de flauta doce e violino. O resultado desse aprendizado pode ser observado no Dia Mundial do Meio Ambiente, quando o grupo abriu o evento realizado no Centro Cultural de Cariacica com a apresentação de clássicos da música brasileira. Durante a apresentação, eles mostraram que estão afinados com os instrumentos e com a emoção de levar a Arte às pessoas.

“A música trabalha o sentimento e a humanização. É nisso que o projeto Acordes nos auxilia. Ele também contribui para a disciplina, o bom desenvolvimento na escola e para que os estudantes conheçam novos horizontes, além de levarem a Arte como um todo para as pessoas”, destaca a diretora da escola Laurinda Pereira do Nascimento, Ivonilza Tesch.

Para a analista de Comunicação da ArcelorMittal Cariacica, Paloma Moreno, o   projeto Acordes também colabora para a melhoria da autoestima e ganhos de atenção e concentração, além de oportunizar novas experiências e expectativas para esses jovens. A expectativa é que os alunos formem, no futuro, uma Orquestra Jovem em Cariacica”, afirma.

Após a apresentação, os integrantes do Acordes ainda visitaram a exposição “Para Não Dizer que Não Falei das Cores” da artista plástica Cida Rosa, que ficará aberta à visitação até quinta-feira, 08, no Centro Cultural Frei Civitella. Nas telas, a pintora coloca três aspectos que delineiam sua carreira: as belezas naturais, o orgulho e a beleza do povo negro, e o fascínio pela arte abstrata.

Tecnologia do Blogger.