Jequitibá de 47 metros é o maior do ES e fica em João Neiva

Prefeitura acredita que árvore seja a maior do Brasil e tenta parcerias para realizar uma medição atualizada. Visitas podem ser agendadas com a Secretaria de Turismo


O maior Jequitibá do Espírito Santo fica em João Neiva, na região Norte do estado. Com 47 metros de altura e 12,5 metros de circunferência, a árvore está bem guardada pela natureza. E, para abraçá-la, são necessárias pelo menos 12 pessoas. “As pessoas gostam de vir para fazer caminhadas ecológicas. Eles vêm aqui para conhecer o nosso Jequitibá-rosa. Eles ficam muito impressionados, porque nunca ninguém viu uma árvore desse porte”, disse o guia Edimar Antônio Pinto.

Na década de 80, a árvore gigante que pode ter cerca de 800 anos atraiu olhares de madeireiros, por causa da sua espessura. O agricultor José Alonso Cometti ajudou a impedir que o Jequitibá fosse cortado. “Eu estava conversando com ele, ele me pediu a ferramenta de seis metros de comprimento para poder derrubar a árvore. Quando ele falou aquilo, eu fiquei admirado. Procurei o prefeito na época, ele deve ter ligado para os órgãos de controle ambiental, e interditaram a área”, contou.

A Prefeitura de João Neiva quer provar que a árvore que está no estado é a maior do país e tenta parceria para fazer a medição atualizada. “Existem dois outros grandes Jequitibás no Brasil, um no Sul da Bahia e um no interior do estado de São Paulo. Como os nossos dados são de 2011, acredita-se que a árvore já tenha crescido e ultrapassado esses outros dois”, explicou a secretária de cultura, turismo e juventude, Bárbara Girelli.

Para chegar até o local, os visitantes podem agendar uma visita com a Secretaria de Turismo do Município.





Fonte: Gazeta Online
Tecnologia do Blogger.