Mostra de Cinema e Direitos Humanos encerra circuito neste fim de semana no Rio de Janeiro e São Paulo

Questões de gênero, acessibilidade e programação para as crianças são destaques da 11ª edição do evento




A 11º Mostra de Cinema e Direitos Humanos encerra o circuito pelas 27 cidades do país neste fim de semana, com as exibições de curtas, médias e longas-metragens no Rio de Janeiro e São Paulo, até domingo, dia 25/6. Patrocinada pela Petrobras, a mostra teve início em 8 de maio, na cidade de Rio Branco, no Acre e ocupou centros culturais, instituições públicas, privadas e escolas. No Rio de Janeiro, os filmes estão em cartaz no MAM – Museu de Arte Moderna e em São Pulo, na Biblioteca Mário de Andrade. O projeto é uma realização do Ministério de Direitos Humanos, com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento.

Os debates realizados após as sessões foram uns dos destaques da Mostra em cada cidade por onde passou. No Rio de Janeiro, amanhã, 24, a discussão será sobre gênero, após a exibição dos filmes da Mostra Temática Madrepérola e Meu Nome é Jaque, às 17h. No dia 25, também às 17h, será exibida a obra Chega de Saudade, da cineasta Laís Bodansky, que tem cinco filmes em exibição na mostra.

Em São Paulo a sessão com debate será no sábado, 24, às 11h, após a exibição do filme Direito das Meninas, um dos filmes da Mostrinha, novidade da edição deste ano, voltada para o público infanto-juvenil e que exibirá outros oito curtas-metragens.  Na capital paulista, após o dia 25, a mostra ainda será reexibida, até o dia 15/7, em 12 Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) e em diversos centros de cultura espalhados pela cidade. Todas as exibições são gratuitas. No site http://mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br é possível ver a programação completa e acompanhar quais sessões serão seguidas de debate e quais terão audiodescrição.  

O evento já passou por outros 25 estados e permaneceu entre cinco a seis dias em cada cidade, com as exibições e debates.

Petrobras Cultural

O Petrobras Cultural é o programa de patrocínios da Petrobras às artes e a cultura brasileira. Estabelece que os patrocínios culturais sejam realizados a projetos brasileiros com valor cultural destacado, inovadores, com alto potencial de retorno e alinhamento à estratégia de marcas da Petrobras. Os projetos patrocinados seguem linhas de atuação com foco em Música, Artes Cênicas e Audiovisual, incluindo o patrocínio à produção, circulação e ampliação do acesso a produtos culturais, apoio a espaços culturais, festivais e manutenção de grupos, dentre outros.

A atuação da Petrobras junto ao audiovisual brasileiro prima pela diversidade, buscando a conexão com formação de públicos e novos talentos, contemplando projetos que vão do cinema autoral às grandes produções, e festivais que se destaquem pela qualidade e inovação.


11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos – Rio de Janeiro e São Paulo
Data: até 25 de junho
Rio de Janeiro
Local: MAM – Museu de Arte Moderna

São Paulo
Local: Biblioteca Mário de Andrade – Auditório Rubens Borba de Moraes
Consulte a programação completa em: http://mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br
Tecnologia do Blogger.