Câncer tem cura. Previna-se

Projeto “Cuide do Presente para que exista um Futuro” empenha alunos da EMEF Ezequiel Fraga Rocha na Coleta Seletiva


Alunos do ensino fundamental da Ezequiel Fraga Rocha estão praticando a coleta seletiva desde 2009, quando o projeto “Cuide do Presente para que exista um Futuro” foi implantado na escola. Por se tratar de um local mais apropriado para sensibilizar o ser humano, tanto crianças, como jovens e adolescentes, quanto o grave problema gerado pela não destinação correta dos resíduos, a escola tem sido um importante palco para a conscientização dos alunos. 
O objetivo desse projeto é educar e alertar não só os alunos, mas também seus familiares e comunidade em geral, sobre a importância de cuidar e preservar o meio ambiente, e assim, oferecer a todos uma mínima condição de sobrevivência no futuro. A EMEF Ezequiel conta locais onde os alunos e funcionários depositam o lixo separadamente como o papel, plástico, metal e pilhas. Existem também recipientes dentro das salas de aulas para o descarte de papel.

Blits ecológica

O projeto ainda envolve os alunos para que eles saem às ruas para conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente e da coleta seletiva. Na ocasião eles distribuem folhetos e informativos sobre resíduos coletados na escola.  Além do papel, plástico e metal, ainda é recolhido pilhas e medicamentos vencidos. É o momento da “blits ecológica”.

Reciclagem de óleo de cozinha usado

A escola ainda recebe de alguns restaurantes da cidade o óleo usado. Eles são uteis na fabricação de sabão. Esse sabão é utilizado pela própria escola, na lavagem das salas de aula, calçadas e utensílios domésticos utilizados na confecção da merenda escolar. A reciclagem do óleo de cozinha usado pode produzir sabão, biodiesel, tintas e outros produtos, o que diminui a poluição ao meio ambiente.
O descarte do óleo de cozinha usado não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação dos mananciais aquáticos, do solo e da atmosfera. Os recipientes com o óleo usado deve ser levado para postos de coleta que os destinarão a associações e empresas que farão a sua reciclagem.

Destinação dos resíduos coletados

Todo esse trabalho desenvolvido obteve um grande resultado, visto que os resíduos são vendidos para uma usina de reciclagem de lixo e com os recursos são adquiridos uniformes ou material escolar para alunos carentes.
Uma vez ao ano acontece na escola uma gincana entre os alunos. Ela é dividida em três partes: cultural, beneficente e ecológica. Esse é um momento onde há um envolvimento maior dos alunos no recolhimento de plástico, papel e alumínio.

Resultados

Desde o seu início o projeto “Cuide do Presente para que exista um Futuro” já recolheu mais de 29.000 quilos de papel, 3.465 quilos de plástico, 897 quilos de metal. Também foi construído na escola uma estrutura para capitar água da chuva que é usada para aguar a horta, lavar o refeitório e na descarga de alguns banheiros.
Neste ano o objetivo é realizar a ação novamente, deixando em cada setor, um recipiente para coleta de papel e posteriormente um recipiente para coleta de plástico. Também serão plantadas mais árvores dentro da escola e gramar parte do pátio, o que a deixará mais boita e atraente.

   
Tecnologia do Blogger.