Vila Velha recebe festival de teatro

O Performa ES acontece de 03 a 11 de junho no teatro municipal de Vila Velha

O Performa ES é um evento realizado no Teatro Municipal de Vila Velha pelo curso de Artes Cênicas da Universidade Vila Velha (UVV).  São 10 dias de performances, espetáculos, mesa redonda, desfile de figurino, concurso de jogos teatrais, demonstração de pesquisa e outras atividades.  

Esta é a sétima edição do evento que antes era chamado de Abertura de Processos de Criação Cênica. “Este é o momento onde o curso mostra a sua cara, expõe suas produções para o mercado. É o momento onde os artistas em formação vivenciam a experiência da apresentação publica, do contato com o espectador, essência do fazer teatral. É um campo de convergência e troca efetiva, horizontal, acadêmica e artística.” Disse a coordenadora do curso de Artes Cênicas da UVV Rejane Arruda.

Além disso, a coordenadora lembrou que este é um momento onde as famílias e amigos podem ver o que os alunos estão desenvolvendo e como estão se desenvolvendo. “É um momento de formação de publico, pois é cheio de atividades e debates sobre a criação cênica.” Frisou.

Na programação serão apresentados cinco espetáculos, uma mesa redonda, um desfile, uma noite de variedades, um concurso de jogos teatrais, três performances, oito demonstrações de pesquisa. Para as noites de Concurso de Jogos Teatrais e a Tribuna Livre as inscrições seguem abertas. Toda a programação é aberto ao publico, com ingresso espontâneo.

PROGRAMAÇÃO: 

03/06 – SÁBADO às 20h
ESPETÁCULO “METRÓPOLIS” 
Montagem a partir da obra homônima da Cia Teatro Urgente (prêmio Klauss Vianna de Dança, FUNARTE/MINC 2007) que faz referencia ao filme de Fritz Lang e ao romance “1984” de George Orwell. Um grupo de operários é mantido sob rigoroso regulamento totalitário e a ingestão de cápsulas up e down, forçados a uma rotina, vigiados pelo Sistema.

 04/06 DOMINGO às 20h
ESPETÁCULO “COLAPSO”
 “Colapso” é uma comédia ácida sobre a crise de valores na sociedade moderna e contemporânea. Articulando fragmentos de cena de Nelson Rodrigues, Gianfrancesco Guarnieri, Tennessee Williams e textos próprios, a montagem reúne diversas transgressões realizadas “quando não tem ninguém olhando”.

06/06 TERÇA-FEIRA das 17h as 22h
PEQUISA E EXTENSÃO
 Serão apresentados resultados das pesquisas de Iniciação Científica e Projetos de Extensão desenvolvidos no Curso de Artes Cênicas da Universidade Vila Velha:  
17h - Ensaio Sobre Não-Atos;
17:30h - Cinema na Melhor Idade;
18h - Voz Sem Olhos;
18:30h - O pequeno príncipe;
19h - A Menina que Queria Ser Estrela;
19:30h -  Intrateatro;
20h - Cia Di Lata
21h - Vértices.

07/06 QUARTA-FEIRA as 19h30
DESFILE DE FIGURINO “QUADRO VIVO”
 Um passeio performático na indumentária dos períodos históricos do vestuário, tendo seu início na pré-história, visitando períodos marcantes e épocas revolucionárias do vestir. Chegando aos gloriosos anos 60 e 70 do século XX, fechando com o contemporâneo século XXI. Todos figurinos foram confeccionados e serão desfilados por alunos, com orientação dos professores.

07/06 QUARTA-FEIRA as 20h30
MESA REDONDA “ÉTICA, MERCADO E CARREIRA”
 O debate sobre a ética, mercado e carreira do artista cênico contará com dois especialistas na área e mediação de Wallace Breciani.

08/06 QUINTA-FEIRA às 20h
ESPETÁCULO “LOVE FAIR”
 “LOVE FAIR” é um espetáculo performativo em torno da temática do amor-desejo-paixão. Com partituras corporais os atores contracenam com um coração (de carne) criando uma atmosfera mágica onde os dizeres são redimencionados. Nosso coração as vezes pesa, é incômodo, maior que o peito. As vezes treme quando não devia e não treme quando devia. Nosso coração é rebelde, indisciplinado, selvagem. As vezes parece morto e, sobretudo, estranho. É em torno desta ideia que gira a encenação.

09/06 SEXTA-FEIRA às 20h
ESPETÁCULO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA “ENCONTROS & DESPEDIDAS”
 Em uma atmosfera corporal o espetáculo ilustra como o ser humano lida com as mais variadas formas de encontro. Os outros encontros amorosos são o foco da vivência dos bailarinos, que vêm nessa temática um espaço para experimentar as mais variadas formas de sentimentos: as paixões, a luxúria, a malandragem e o amor em sua mais pura essência.

10/06 SÁBADO as 18h30
PERFORMANCE “VÓ MELINDA”
 Corre nas veias, um som da alma, as mãos estabelecem ritmos, pessoas falam línguas, pessoas se conhecem frente ao desconhecido. A mais velha de todos fica ali, fala alto, rosna, às vezes sussurra. Como num ritual eles lhe trazem as oferendas para que os eleitos em sua disputa possam seguir seus caminhos.

10/06 SÁBADO às 19h
ESPETÁCULO “ROCA BILLY
 Roca Billy é um espetáculo interativo. Paródia dos programas de auditório onde são apresentados jogos teatrais, conta com o improviso ao vivo, números de plateia, dança, canto e o recurso audiovisual para as trocas de quadro.

10/06 SÁBADO as 20h30
“CONCURSO DE JOGOS TEATRAIS”
 Abertas as inscrições através do email es.producoes@outlook.com, com premiação para o 1º, 2º e o 3º lugar.
O concurso de Jogos Teatrais é uma atividade interativa que busca potencializar o improviso com regras de jogo. Divididos em equipes, os jogadores escolhem a regra de jogo e o “o que, onde e o quê” para improvisarem. No último bloco os melhores jogadores são escolhidos pela plateia para disputarem os prêmios.
Qualquer pessoa, mediante inscrição, sujeito ao limite de 6 equipes (30 pessoas)

11/06 DOMINGO as 18h30
PERFORMANCES “UMA FALSA COM A SOLIDÃO”  (E “O SOPRO”)
Um idoso bebe sua solidão. A mulher dança ao som de Paris. Uma valsa com a solidão se estabelece. Resta àquele apenas nuances de uma imagem desfocada que luta para se tornar real. O Sopro: Uma pessoa caminha na escuridão, ela procura uma direção, sabe que algo lhe espera em algum lugar. A vela lhe dá a indicação do caminho, lhe tira das sombras.

11/06 DOMINGO as 19h
“TRIBUNA LIVRE”
 Com inscrições abertas através do e-mail producoes.estbjt@gmail.com, a “Tribuna Livre” é um espaço para a livre-expressão. Aberto para artistas cênicos e aspirantes inscreverem cenas com linguagens diversas: teatro, dança, circo, performance, canto, música, poesia.​
Cada apresentação tem duração de 5 minutos.




SERVIÇO: 
Performa ES
Onde: Teatro Municipal de Vila Velha
Local: Praça Duque de Caxias, s/n, Centro - Vila Velha
Quando: De 03 a 11 de junho
Quanto: Ingresso espontâneo - Pague quanto quiser
Tecnologia do Blogger.