24º Festival de Cinema de Vitória consolida espaço exclusivo para produção audiovisual feminina

A Mostra Mulheres no Cinema recebeu a inscrição de 241 obras nesta edição do festival, 75% a mais do que no ano passado


Em um momento em que tanto se discute a participação feminina nas mais diversas esferas da sociedade, a Mostra Mulheres no Cinema se consolida na programação oficial do Festival de Cinema de Vitória. Janela exclusiva para filmes feitos por mulheres, a mostra recebeu a inscrição de 241 obras para a edição deste ano, 75% a mais do que o registrado no ano passado em sua estreia.

O intuito da mostra é dar ênfase à atuação feminina por trás das câmeras e também nas telas, com a exibição de filmes que discutem temáticas caras ao gênero. Embora estejam circunscritas no grande guarda-chuva da emancipação feminina, as obras selecionadas constroem um panorama de contextos específicos vivenciados pelas mulheres, em âmbitos sociais, culturais, políticos e históricos.

A Região Sudeste se confirma como o grande polo de produção audiovisual do país, mesmo dentro do recorte da mostra. São Paulo é o estado com o maior volume de obras inscritas, seguido pelo Rio de Janeiro, enquanto Minas Gerais e Espírito Santo empatam no terceiro lugar. Na sequência, vêm o Paraná e Pernambuco.

A Mostra Mulheres no Cinema estreou no ano passado com a exibição de nove curtas-metragens dirigidos exclusivamente por mulheres. As obras trataram do papel social da mulher no mundo contemporâneo, buscando desconstruir estereótipos e retirar das mulheres a função de objeto estético, atribuída a elas ao longo dos anos pelo cinema, especialmente o hollywoodiano. Após a sessão, a mostra é ainda complementada por um debate, com participação de curadores e especialistas na temática do espaço.

No ano passado, o vencedor do Troféu Vitória de Melhor Filme (Prêmio do Júri Popular) da mostra foi para a produção capixaba “Dentro de Casa”, de Yasmin Nolasco, que tem como protagonista uma mulher em busca de sua própria voz. Na trama, Paula amadurece diante dos espectadores em sua luta contra o peso de uma sociedade machista ao passar pelo difícil processo de se libertar de uma relação abusiva.

O 24º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 11 e 17 de setembro, conta com o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras e da Rede Gazeta, e com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, do Canal Brasil e da Prefeitura de Vitória.
Tecnologia do Blogger.