A Grande Vitória do futuro – Seminário debate a criação de cidades sustentáveis

No evento, que será realizado na próxima quinta-feira, dia 20, serão abordadas as soluções para desenvolver um planejamento metropolitano sustentável no Estado

O crescimento acelerado e, muitas vezes, desordenado das metrópoles brasileiras tem provocado debates em todo País. Para abordar a temática, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES), em parceria com o Sebrae, promove o Seminário “Implementando Cidades Sustentáveis no Espírito Santo - Grande Vitória 500 anos”. O encontro será na próxima quinta-feira, dia 20, no Hotel Golden Tulip, em Vitória.
Segundo Tito Carvalho, presidente do CAU/ES, o evento é uma importante contribuição para o desenvolvimento metropolitano do Estado. Durante o seminário, será proposto um planejamento urbano transformador para os próximos 20 anos, tendo como meta o desenvolvimento sustentável da Grande Vitória até seu aniversário de 500 anos.
“A expressiva concentração da população nas cidades é um fenômeno mundial e irreversível, assim como as suas consequências. De acordo com dados do IBGE, 86% dos brasileiros vivem nas cidades e cerca de 50% moram em regiões metropolitanas. Mas a ausência do planejamento eficaz gera situações críticas, como favelização dos subúrbios e mobilidade fragilizada. Neste encontro, vamos debater soluções para desenvolver uma cidade sustentável, que leva em conta os aspectos ambientais, sociais, econômicos e urbanos", complementa.
As temáticas serão debatidas a partir do modelo implantado na cidade de Recife, em Pernambuco, que desenvolveu um Plano Estratégico de Desenvolvimento a longo prazo, visando a cidade do Recife de 2037. O plano já está em andamento e ganhou destaque nacional e internacional. Três protagonistas deste movimento em Recife vão ministrar palestras no evento: os arquitetos pernambucanos Francisco Cunha, Jório Cruz e Roberto Montezuma, presidente do CAU/PE.
Para o diretor de atendimento do Sebrae ES, Ruy Dias de Souza, o seminário é uma oportunidade de discutir a cidade do futuro. “É uma excelente oportunidade de repensar a forma como utilizamos os recursos hoje e como podemos melhorar esse consumo para garantir o amanhã. Nós do Sebrae apoiamos e estamos sempre presentes nas discussões sobre sustentabilidade e como podemos tornar o nosso desenvolvimento mais sustentável”, destaca.
As palestras terão como temas “Os Desafios da Governança Metropolitana”, com Jório Cruz; “Projeto de Cidade: O Caminho para Sustentabilidade Urbana”, com Roberto Montezuma; e “Participação da Sociedade Civil Organizada Como Estratégia Para Desenvolvimento das Cidades”, com Francisco Cruz.

Seminário “Implementando Cidades Sustentáveis no Espírito Santo - Grande Vitória 500 anos”
Data: 20 de julho.
Horário: das 13h30 às 17h30.
Local: Hotel Golden Tulip, na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 635, Enseada do Suá, Vitória, ES.
Tecnologia do Blogger.