Bora Caparaó: Festival multicultural movimenta Alegre


Shows, gastronomia, filmes, frio e muita cultura. Quem escolher passar a próxima sexta-feira (14), sábado (15) e domingo (16) na Região Turística do Caparaó, poderá aproveitar e curtir as atividades do Bora Caparaó – Festival Multicultural Itinerante 2017, que acontece na cidade de Alegre.
A segunda edição do festival reunirá atrações como música, cinema, artesanato, food trucks e cervejas artesanais. O objetivo do encontro é ocupar espaços públicos da cidade com cultura e diversão gratuita para todas as idades.
As atividades acontecem principalmente na Praça Pico da Bandeira e as apresentações fílmicas no Centro Cultural Solar Miguel Simão. Na sexta-feira (14), acontece a abertura oficial do evento, com apresentações de cinema e shows no período noturno.
No sábado (15), a programação começa às 16h, com atividades socioeducativas, cinema e apresentação de bandas.  Já no domingo (16), palco com novos artistas e shows com bandas musicais fecham o evento. Os ritmos musicais do festival passam pelo folk, blues, reggae e rap.
Durante o Bora Caparaó, a gastronomia fica por conta dos food trucks participantes: Los Cabrones, Petiscaria de Rua, Road Truck, Café com Churros e as cervejarias Altezza, Besten e Bière Moulin, além da cachaça artesanal Tatu do Bem. No cardápio, sanduíches gourmet, petiscos de boteco, comida mexicana e outros. Os preços variam entre R$10 e R$50.
A expectativa do evento é reunir, aproximadamente, 3 mil pessoas durante os três dias. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apoia a realização de eventos no Espírito Santo, incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local.
Descubra Alegre
Alegre, na Região Turística do Caparaó, é o destino ideal para quem busca contato direto com a natureza. Na cidade, belezas naturais encantam turistas e moradores. Conheça alguns atrativos:
Igreja Nossa Senhora da Penha –Construção em estilo barroco-gótico iniciada em 1851 por desbravadores da região. Em 1868 o corpo da igreja foi edificado e a Capela Mor reparada. Novas ampliações foram realizadas entre 1914 e 1916 e também entre 1953 e 1968.  
Solar Miguel Simão – Construção inaugurada em 1927 e edificada pelo libanês Miguel Simão para servir como casa comercial de café. Em estilo art-noveau, o prédio abriga hoje a Escola de Música Sain’t Clair Pinheiro.
Parque Estadual Cachoeira da Fumaça - Localizado na cidade de Alegre, o Parque em meio a muito verde, tem o rio Braço Norte Direito, que contribui com a beleza cênica do local, através da Cachoeira da Fumaça com seus 140 metros de queda.
Cachoeira do Roncador – Localizada no Distrito de Celina, a cachoeira conta com 87 metros de corredeiras com algumas piscinas naturais de águas transparente, ideal para o banho e rapel.
Pedra do Pombal – Localizado no Distrito de Rive, com 70 metros de altura é ideal para a prática do rapel.
Alto da Serra - Mirante com 600 metros de altitude, propiciando uma bela vista de Alegre. Localizada na BR 482, sentido Guaçuí.
Túnel dos Ingleses de Cima – Construção de pedras sobrepostas e inauguradas em 1915, fazendo parte da antiga Leopoldina Dailway.
Parque Nacional do Caparaó
Um dos grandes patrimônios naturais do Brasil: o Parque Nacional do Caparaó, que abriga o Pico da Bandeira, terceiro mais alto do país, com 2.890m de altitude. A portaria oficial do lado capixaba do Parque está situada no município de Dores do Rio Preto. Além das trilhas, os visitantes podem se deliciar com banhos em cachoeira e piscinas naturais, observar deslumbrantes visuais da Serra do Caparaó e região, com belos espetáculos no alvorecer e no pôr do sol.
Serviço:
Bora Caparaó – Festival Multicultural Itinerante 2017
Data: sexta-feira (14), sábado (15) e domingo (16)
Local: Praça Pico da Bandeira e Centro Cultural Solar Miguel Simão, Alegre
Entrada Gratuita
Mais informações: http://www.boracaparao.com.br
Como chegar: Alegre fica a 196 km de Vitória, e o melhor acesso é via Rodovia BR 101 e Rodovia ES 482.

Programação:
Sexta-feira (14)
19 às 20h – Abertura Oficial na Praça Pico da Bandeira
20 às 21h – Cinema com os filmes: Locus, Maestro em Sí e a Última Canção no Solar Miguel Simão/Emusp
21 às 0h30 – Shows das Bandas Alldeia, Dona Sebá e Hey! Na Praça Pico da Bandeira
Sábado (15)
16h – Abertura na Praça Pico da Bandeira
16h30 às 18h – Atividades socioeducativas na Praça Pico da Bandeira
18 às 18h30 – Cinema com o filme: Observar e Absorver no Solar Miguel Simão/Emusp
20 às 0h30 – Apresentação das bandas: Comma, Machimbo, Polifonia, Capital Secreta e Darua na Praça Pico da Bandeira
Domingo (16)
13h – Abertura Oficial na Praça Pico da Bandeira
13 às 15h30 – Palco Novos Artistas na Praça Pico da Bandeira
17 às 20h30 – Apresentação das bandas: Estado de Sítio e Charger na Praça Pico da Bandeira
20 às 21h30 - Encerramento
Tecnologia do Blogger.