Carretela acontece neste sábado (08), em Aracruz

Tradicional desfile terá 20 carros alegóricos e distribuição de iguarias da culinária italiana



Os primeiros imigrantes italianos começaram a chegar ao Brasil na década de 1870. Porém, foi entre as décadas de 1880 e 1910 que houve o maior fluxo de italianos para o território brasileiro, principalmente para as regiões sul e sudeste do país. Os imigrantes vieram preparados para o trabalho, arregaçaram as mangas e ajudaram a construir a história do Brasil, a sua cultura e a fomentar a economia, formando grandes empresas em todos os setores, da agricultura à indústria.

A presença dos italianos foi fundamental para o crescimento do país e não foi diferente no Espírito Santo, que tem em Aracruz o berço da imigração italiana no estado.  Diante de toda essa força, neste sábado, dia 8 de julho, o município celebra em grande pompa a presenta da Itália na região, com a tradicional Carretela.

O evento, que acontece no distrito de Guaraná, tem o início do percurso marcado para as 15h e promete uma grande festa. Serão 20 carros alegóricos e 5 veículos de sonorização em um percurso de 1,5 km, do Posto de Gasolina até a Igreja Católica. Ao longo do desfile serão distribuídas iguarias da culinária italiana. E não é pouca coisa: 200 kg de linguiça frita, 600 litros de vinho, 150 litros de suco de uva e 120 kg de queijo. A expectativa é reunir um público de 18 mil pessoas.


O desfile, que tem acesso gratuito, esse ano está sendo viabilizado via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com patrocínio de diversas empresas da região, com produção da Marolo e realização do Secretariado dos Imigrantes Friulanos de Aracruz, da Associação Vidas, Ministério da Cultura e Governo Federal. 
Tecnologia do Blogger.