Câncer tem cura. Previna-se

Curativos especiais auxiliam tratamento de crianças queimadas

Visando a melhoria da qualidade do atendimento às vítimas de queimaduras, o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Estadual Infantil de Vitória vem utilizando nos tratamentos, curativos com novas tecnologias, específicos para queimaduras que combinam medicamentos para tratamento das feridas, que diminuem o número de trocas, reduzem o índice de infecções e diminuem as chances de sequelas, encurtando o tempo de internação.

O cirurgião plástico e coordenador do CTQ do HINSG, Fábio Pimenta, destaca, entre inúmeros benefícios oferecidos por esses produtos, a redução no custo para o tratamento dos pacientes, ressaltando que esses curativos podem também ser usados em outros ferimentos, além das queimaduras.

“Esses produtos oferecem muitos benefícios como o menor trauma nas trocas, menor índice de infecções, possibilidade de tratamento fora do ambiente hospitalar e diminuição das sequelas. Além de todos esses benefícios, o custo do tratamento fica menor. Vale ressaltar que quando a queimadura não é tratada de forma adequada, pode deixar seqüelas no paciente, e essas novidades reduzem essa possibilidade, quando utilizadas de forma adequada”, disse o médico.


Dados
- Em 2016, foram internadas 167 crianças com queimaduras. Este ano, esse número era de 103 até o dia 19 de junho.
- 80% dos casos de queimaduras em crianças são por escaldadura por água fervente.
- Nos adolescentes a principal causa de queimaduras é com óleo quente.
- 70% a 80% das queimaduras que vitimam crianças acontecem dentro de casa.
Tecnologia do Blogger.