Câncer tem cura. Previna-se

Inovação para indústria metalomecânica é tema da MecShow 2017

A cadeia produtiva do setor metalomecânico capixaba se reúne, a partir desta terça-feira (18), para a 10ª Feira da Metalmecânica, Energia e Automação (MecShow 2017). O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) este ano participa da “Ilha da Inovação”, espaço dentro da programação da feira voltado para a discussão e o fomento à inovação.

O banco capixaba apresentará aos empreendedores informações sobre o funcionamento dos Fundos de Investimento em Participações (FIPs), em palestra na quarta-feira (19), às 16 horas.  Esse investimento se difere do crédito tradicional, uma vez que a gestora do fundo identifica o potencial de crescimento de um negócio e adquire um percentual de suas ações. Ou seja, há uma seleção de empresas para formação de sociedades nas quais o fundo oferece capital, gestão, estratégia e governança para alavancar o negócio de forma rápida e estruturada.

O diretor-presidente do Bandes, Aroldo Natal, destaca que o banco disponibiliza aos empreendedores capixabas uma variedade de soluções de fomento que possibilitam o desenvolvimento das empresas. “Os Arranjos Produtivos Locais, como o do setor metalomecânico, podem contar com o Bandes tanto para o incremento de programas de fomento como para a participação acionária e a concessão do crédito destinado ao investimento, capital de giro e à inovação. Com estas ações o Bandes passa a reconhecer e estimular atividades inovadoras nas empresas, contribuindo para o aumento da eficiência produtiva e a melhoria da competitividade da economia capixaba”, destaca Natal.

Empresários do setor que pretendem adquirir insumos e maquinário ou ampliar e modernizar suas instalações podem contar com atendimento Bandes, que estará com técnicos do banco presentes nos três dias do evento.  Os empreendedores poderão ter acesso às linhas de financiamento destinadas ao setor, aos programas de fomento e incentivos destinados à indústria metalomecânica.


Tradição do setor metalmecânico capixaba

No Espírito Santo, o setor metalmecânico envolve diferentes segmentos da economia local, entre eles: mineração, metalurgia e siderurgia. Ao longo das últimas quatro décadas desenvolveram-se no Estado segmentos industriais e de serviços impulsionados pelos chamados “grandes projetos” formando uma ampla rede de fornecedores nas áreas de metalmecânica (fabricação de peças e componentes, montagem e manutenção), eletroeletrônica, engenharia de projetos, construção civil e outros serviços tecnológicos especializados.

Esta rede constitui-se, hoje, de 280 empresas pertencentes aos segmentos supramencionados, empresas estas associadas ao PDF (Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Estado do Espírito Santo) e que atendem aos setores de siderurgia, mineração, papel e celulose, portuário, ferroviário e, principalmente, rodoviário. Com a expansão da exploração de petróleo e gás no Espírito Santo, novas perspectivas econômicas se abrem para a chamada indústria de base capixaba. 

Serviço
Espírito Santo MecShow 2017
Data: 18 a 20 de julho
Local: Pavilhão de Carapina
Mais informações: www.mecshow.com.br

Informações sobre linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Tecnologia do Blogger.