Pele e cabelos precisam de cuidados especiais no inverno

O vento e as baixas temperaturas podem ressecar a pele e deixar os cabelos mais quebradiços. Saiba como evitar estes problemas

A estação mais fria do ano começou. Com isso algumas mudanças ocorrem no nosso corpo, principalmente na pele e no cabelo. A pele começa a ficar mais ressecada e áspera, chegando até descascar em alguns locais. Isso ocorre porque o clima fica mais seco e diminui a umidade do ar. Além disso, temos o hábito de tomar banhos mais quentes e demorados, o que também irrita a camada hidrolipídica que temos na superfície da pele. Para resolver esse problema, em primeiro lugar, tome banhos mornos e rápidos, sem uso excessivo de sabonetes ou buchas. 

A regra também vale para os cabelos, que ficam mais quebradiços durante o inverno.  Segundo o farmacêutico especializado em cosméticos Kaio Bauer, da Ervas Naturais, nos dias frios, os cabelos tendem a ressecar ou ficar mais oleosos. Nesta época do ano, temos a tendência de lavar os cabelos com água muito quente, o que acaba retirando o óleo natural do couro cabeludo, deixando os fios com um aspecto mais áspero e de ressecamento. Por outro lado, há casos em que o organismo entende que com a ausência da oleosidade é necessário produzir mais deste óleo natural, resultando em cabelos mais oleosos.

Um jeito de controlar o problema é usar água morna durante o banho, deixando para molhar os fios por último. Assim, o couro cabeludo ficará menos tempo exposto ao calor da água. Outra dica é hidratar as madeixas toda semana. Aposte em produtos à base de ceramidas, queratina e aminoácidos, como arginina, cistina e lisina, pois ajudam a manter a estrutura dos fios mais resistentes e hidratados", explica Kaio.

Outro ponto importante é que os cabelos ficam mais quebradiços quando expostos a baixas temperaturas.  "Nessa época, o ideal é não sair de casa com os cabelos molhados, pois a umidade nos fios fará com que eles se enfraqueçam e fiquem quebradiços. Para evitar que isso aconteça, procure sair somente quando os cabelos estiverem secos, e tente diminuir a frequência de lavagens, se possível alternando os dias. Usar secador ajuda, mas não esqueça do protetor térmico”, complementa o especialista.

De acordo com Cristal Bastos, farmacêutica, pós-graduada em manipulação cosmética e especialista em terapia capilar, para manter maciez e o brilho dos fios é fundamental fazer Hidratações semanais “Vale ressaltar que a saúde do couro cabeludo é a chave para cabelos saudáveis e bonitos. Por isso, é fundamental manter uma rotina de cuidados. Um tratamento indicado para qualquer tipo de couro cabeludo é o Detox Capilar, que promove limpeza intensa e profunda, removendo resíduos e impurezas que se acumulam. Além de repor oligoelementos e vitaminas, promove oxigenação e permite o nascimento de fios mais fortes e saudáveis”, explica Cristal.

Nos cuidados com a pele, a dermatologista Alessandra de Melo orienta passar um hidratante à base de ácidos graxos essenciais e com fatores naturais de hidratação logo após o banho. “Também são indicados hidratantes com componentes antioxidantes, como as vitaminas E, A e C. Peles oleosas necessitam das opções em forma de gel (oil-free), que cumprem a função de proteger do frio e minimizar o aparecimento de cravos e espinhas.

Lábios rachados

Por ser muito fina, a pele dos lábios nesta época do ano fica mais sensível ao vento e ao frio. Algumas pessoas têm sensibilidade ainda maior, e os lábios podem rachar com mais facilidade. “A dica é prevenir esse ressecamento. Beber bastante água e manter os lábios protegidos com um batom hidratante ou protetor labial”, destaca a dermatologista Alessandra de Melo.
Tecnologia do Blogger.