Câncer tem cura. Previna-se

Santa Leopoldina inicia mobilização para efetivação do SIM/SUSAF


O prefeito Vavá Coutinho, secretários e servidores da Secretaria de Agricultura, estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira com o representante do Sebrae, Hélio Menegueli, para discussão sobre a efetivação prática do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (SUSAF/ES). 

A estratégia inicial é aderir o município ao Consórcio Intermunicipal Ceasa Noroeste (COINTER) para que os municípios consorciados se fortaleçam na oferta do serviço, que seria coordenado de forma integrada via Consórcio, evitando assim maiores gastos em folha salarial aos municípios, uma vez que para a implementação do serviço é exigida uma equipe técnica específica e direcionada. 

O SIM/SUSAF visa promover a saúde pública e a segurança alimentar, que dessa forma também abre novos mercados para as agroindústrias de produtos de origem animal, incluindo as carnes, o pescado, o leite, ovos, mel e cera de abelhas, além de seus derivados. 

Segundo o prefeito Vavá Coutinho, através do fortalecimento das agroindústrias, há uma perspectiva de maior geração de emprego e renda no meio rural, alcançando melhores resultados econômicos e sociais para o município. 

Vale lembrar que a legislação acerca do serviço de inspeção municipal em Santa Leopoldina já existe. Assim que for implementado o serviço, os produtores inspecionados poderão comercializar seus produtos de forma legal em todo o território do Estado do Espírito Santo. 

Foto: Gabinete do Prefeito 
Texto: (Com informações da Secretaria Municipal de Agricultura)
Tecnologia do Blogger.